A presidente Dilma Rousseff (PT) convidou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para ser o novo ministro do Trabalho, revelam interlocutores próximos ao deputado. A escolha ainda vai passar pelo crivo do presidente da legenda, Carlos Lupi. O cargo está sendo ocupado interinamente desde novembro por Paulo Roberto Pinto, quando Lupi foi demitido por denúncias de corrupção.O nome de Brizola Neto ainda não foi divulgado oficialmente porque Dilma precisa conversar com Lupi e enfrenta rejeição de setores do partido. Na última sexta-feira (9), mesmo dia em que demitiu Afonso Florence do ministério do Desenvolvimento Agrário, a presidente recebeu Brizola Neto para tratar da sucessão no comando do Trabalho.
Na época da queda de Lupi, havia rumores de que o PDT poderia perder o comando da pasta e por isso Dilma teria colocado o secretário-executivo como ministro interino para que pudesse fazer uma manobra mais ousada. A legenda conseguiu manter o ministério. Brizola Neto tem apoio da ala sindical do partido, a Força Sindical.
PerfilO deputado está no 2° mandato, servidor público. É filiado ao PDT desde 1997 e está na Câmara dos Deputados desde 2007. É neto do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, figura histórica do PDT e do trabalhismo brasileiro. Foi vereador no Rio de Janeiro (2005/2007) e defensor das causas populares com ênfase em projetos nas áreas de educação e cultura.
Em 2011, ele voltou ao mandato parlamentar como suplente do deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ).
Parlamentar articulado, é vice-presidente da executiva nacional do PDT, foi presidente nacional da juventude socialista do partido e presidente do diretório municipal da legenda no Rio de Janeiro. Na Câmara dos Deputados, já exerceu o importante cargo de líder do partido, quando reforçou sua identidade e cumplicidade com a defesa do trabalhismo herdado do avô.
Foi presidente da Comissão Especial do PL 5.939/2009, do Executivo, transformado na Lei 12.304/2010, que cria a Petrosal - Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., responsável pela exploração do petróleo na camada do Pré-sal.
Membro da Comissão de Constituição e Justiça relatou, entre outras matérias, a PEC 6/2011, que acrescenta inciso VIII ao artigo 208 da Constituição para garantir oferta de educação integral a estudantes de famílias de baixa renda. Bom articulador e negociador, tem se destacado como debatedor.
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário