adsense

domingo, 18 de março de 2012

Não dá para reajustar aposentadorias acima da inflação, diz Garibaldi

BRASÍLIA – O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse nesta sexta-feira que o governo não terá como atender “de imediato”à reivindicação de reajuste com correção acima da inflação para aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Para tentar amenizar a situação, anunciou a criação da Secretaria do Idoso, mas sem dar detalhes sobre o funcionamento do órgão.
A crise financeira internacional e a necessidade de aperto nos gastos do governo inviabilizam a demanda dos aposentados, justificou o ministro. “O que ficou claro é que o governo, com essa crise internacional que persiste, não vai ter condições imediatas de atender ao aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo”, afirmou Garibaldi Alves, após reunir-se com sindicalistas para debater também o fim do fator previdenciário, que serve como redutor sobre o valor das aposentadorias.
Para aprovar o Orçamento de 2012, o governo fez acordo com os aposentados, no fim do ano passado, de que iria discutir uma política de reajuste para os benefícios neste ano. Mas Garibaldi descartou as chances de isso ser aprovado agora. Aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo querem a mesma política adotada para o reajuste do salário mínimo: inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.
“Não podemos assegurar que será nos mesmos moldes da política de reajuste do salário mínimo, porque é preciso um certo aperfeiçoamento”, disse o ministro. “O que é certo em termos de avanço foi a possibilidade concreta de criação da secretaria do idoso.”

(Bruno Peres | Valor)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares