Foi anunciado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, na tarde desta segunda-feira, o Plano de Relações Internacionais de 2011/2014 do Estado de São Paulo. O foco do plano, segundo o governador Geraldo Alckmin, é a atração de investimento estrangeiro. O governo paulista estima que ele vai gerar 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos até o fim de 2014.
O plano envolve as 26 secretarias do governo estadual, que vão trabalhar para a atração de investimentos em suas respectivas áreas. A intenção de Alckmin é que o capital estrangeiro entre em setores produtivos da economia paulista. “Trabalhamos com uma pluralidade de áreas: indústria, serviços, agronegócios e finanças. Há também foco na ampliação de logística e infraestrutura e no intercâmbio em ciências, pesquisa e educação”, afirmou o governador.
O governo paulista, ao melhorar a interlocução com outros países, espera ganhar mais trânsito em organismos internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Alguns investimentos terão como origem o capital nacional, e em muitos casos o estrangeiro”, afirmou Alckmin. A agência Investe São Paulo, do governo estadual, é quem vai comandar a gestão do projeto. “Só com gestão eficiente o plano trará benefícios para a população.”
Após o anúncio desta segunda-feira, o governo paulista planeja a promoção de seminários para a atração de investimentos. Atualmente, dois estão sendo planejados: um com uma delegação espanhola e outros com políticos e empresários portugueses.
Também é esperada a atração de investimentos para construção de obras públicas via parcerias público-privadas (PPP), como Metrô, ferrovias, rodovias, aeroportos regionais e saneamento básico.
O plano foi criado com a ajuda do Ministério das Relações Exteriores. O ministro da Pasta, Antonio Patriota, esteve presente no lançamento e afirmou que os governos estadual e federal trabalharam “de forma construtiva e com cooperação”.
Fonte: Valor Econômico, 02/04/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário