1. O que é o Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite consultar informações e efetuar saques dos benefícios sociais e trabalhistas a que tenha direito.
2. A quem se destina?
Ao cidadão que possua vínculo com o FGTS ou tenha sido identificado no PIS como beneficiário de Rendimentos ou Abono Salarial ou ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego, Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Bolsa Atleta, outros), caso não tenha o benefício creditado em conta-corrente.
3. Quais operações podem ser feitas com ele?
- Consulta de saldo e extrato do FGTS, bem como saldo de quotas do PIS;
- Efetuar saque da conta vinculada ao FGTS;
- Recebimento de benefícios a que tenha direito.
5. O que preciso fazer para adquirir o Cartão Cidadão?
Você pode solicitar o cartão por meio da central telefônica, por meio do telefone 0800-726-0101 ou em uma Agência CAIXA. Porém, para usá-lo, você precisará de uma senha e a mesma deverá ser cadastrada em uma unidade lotérica ou em agência da CAIXA.
6. Qual a documentação necessária para solicitá-lo?
A identificação do cidadão é feita pela apresentação de, pelo menos, um dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade;
- CNH, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade;
- Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública;
- CTPS;
- Identidade Militar;
- Carteira de Identidade de Estrangeiros;
- Passaporte.
Se o documento apresentado não for considerado suficiente para a identificação do
cliente, outros podem ser solicitados. Para a comprovação de endereço, pode ser
pedido, ainda, documento que contenha, principalmente, o CEP da sua residência.
7. Quanto tempo leva para receber o Cartão Cidadão?
O prazo de recebimento é de até 15 dias úteis após a solicitação.
Fonte: CEF
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