adsense

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Abandono de Emprego


1.Introdução
A legislação trabalhista estabelece as hipóteses em que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário, bem como assegura-lhe, quando sua ausência for por hipótese legalmente permitida (doença, serviço militar etc.) todas as vantagens que, durante esse período tenham sido atribuídas à categoria a que pertence na empresa.
Se o empregado deixa de comparecer ao serviço sem qualquer justificativa ou comunicado ao empregador, supõe-se que não tem mais interesse em continuar mantendo o vínculo empregatício, podendo, inclusive, incorrer em falte grave de abandono de emprego.

2. Requisitos
O abandono de emprego está previsto no art. 482 , caput e alíneas, da CLT entre os justos motivos para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador. Contudo, o texto legal não fixa o prazo de ausência do empregado necessário à configuração dessa falta grave.
Com base na jurisprudência e também na analogia chegou-se ao entendimento de que o afastamento prolongado por mais de 30 dias constitui o requisito objetivo para a configuração do abandono de emprego.
O prazo foi estabelecido em súmula de jurisprudência, onde encontramos que o abandono de emprego se configura quando o trabalhador não retorna ao serviço no prazo de 30 dias após a cessação do benefício previdenciário, nem justificar o motivo de não o fazer.
Foi estendido à generalidade dos casos por analogia com a disposição do art. 474 da CLT, que estabelece que a suspensão disciplinar do empregado por mais de 30 dias consecutivos importa na rescisão do contrato de trabalho.

3. Caracterização
Para a correta configuração do abandono de emprego é necessário que, além do elemento objetivo da ausência prolongada, haja a intenção ou ânimo de abandonar o emprego, que seria o elemento subjetivo.
Assim, o empregador pode aguardar a manifestação espontânea do empregado durante algum tempo, preferencialmente antes do 30º dia de ausência.
Se o empregado não retornar ao trabalho e nem apresentar justificativa, o empregador tentará provocar essa manifestação ao enviar, por exemplo, telegrama com aviso de recebimento, anúncios no jornal e outros. Na carta a empresa solicita que o empregado justifique sua ausência e reassuma suas funções, sob pena de rescisão por abandono de emprego após o 30º dia de ausência
A publicação de comunicação em jornais de grande circulação na localidade não é suficiente para caracterizar a falta grave, por que o empregado pode ter endereço certo ou não está habituado à leitura de jornais ou não tenha dinheiro para obtê-lo. O comprovante dessa comunicação deve ser guardado como prova pelo empregador.

4. Manifestação do Empregado
Feita a comunicação pela empresa é possível que o empregado compareça, poste carta ou telegrama dando a resposta devendo-se, então, verificar, conforme o prazo:
a) quando dentro de 30 dias, o requisito objetivo de caracterização do abandono de emprego não estará preenchido;
b) quando após os 30 dias:
- a impossibilidade de o empregado retornar ao serviço ou comunicar-se com a empresa antes de 30 dias;
- o motivo justo alegado.
Na hipótese da resposta do empregado ser aceitável, estará destruída a presunção da intenção de abandonar o emprego.

5. Rescisão do Contrato de Trabalho - Homologação
As rescisões contratuais por justa causa somente serão homologadas quando expressamente o empregado reconhecer a falta praticada perante o agente homologador.

6. Consignação em Pagamento
No caso de abandono de emprego, existem decisões no sentido de que o empregador pode usar a ação de consignação em pagamento, depositando em juízo os créditos do empregado resultantes da rescisão contratual por justa causa.

327 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 327 de 327
Unknown disse...

Boa tarte.

Procure o sindicato e na justiça com rescisão indireta, assim eles terão que pagar como se eles tivessem lhe mandado embora.

Convido a você, a se cadastrar com seu email para receber as mais recentes notícias trabalhistas.

Até mais e fique com Deus...

Liliane disse...

Abandonei o emprego em 2007. Trabalhava em uma empresa de call center. Ja entraram em contato algumas vezes me convidando a fazer o processo seletivo. Minha dúvida é, posso voltar a trabalhar mesma empresa onde abandonei o emprego?

Unknown disse...

Boa noite Liliane, pode sim, é um novo contrato de trabalho.

Até mais e fique com deus

Unknown disse...

Olá, vim até vc através deste blog somente para concluir uma dúvida que eu tenho, gostaria que vc me ajudasse...

Pelo que eu entendo, ser contratado por uma empresa por 3 meses (sendo contrato de experiência ou só contrato temporário) não tem nada a ver com “sujar” a certeira, de forma que isto venha a ser algo ilegal? E que, o que “suja” a carteira é, no caso, a justa causa. É isso??


Unknown disse...

Bom dia Estefane.

Sujar a carteira é um termo usado para quem trabalha registrado um período curto. Mas isso é lenda.

Até mais e fique com Deus...

piasulista disse...

Boa Noite, trabalho a 2 anos em um Hospital e agora quero sair pois estou com um problema na minha família. Quero sair numa boa, ate cheguei para minha superior e pedi que se pudesse me mandar embora. Pois vou precisar do seguro por que tenho que mudar de estado e não sei se logo conseguirei emprego lá. Mas ela, me falou que a empresa não manda embora mesmo que falte ao trabalho. Gostaria de saber quantos dias posso faltar dentro da lei, forçando a recisão do contrato sem ser justa causa, e eu conseguindo garantir o seguro até encontrar emprego.

Thais disse...

Boa Tarde,

Trabalhei em uma empresa por 3 meses e abandonei o emprego. Não dei baixa na carteira e já se passaram 5 meses. Preciso comprovar que estou desempregada, como faço para dar baixa na carteira sem comparecer na empresa?
Eles teriam que comunicar esse abandono no diario oficial? Pois preciso de qualquer comprovação de que estou realmente desempregada.

Desde já agradeço a atenção

Unknown disse...

Olá,

Trabalho numa empresa há um ano e dez meses, pedi demissão dia 06/9, já entregando minha carteira de trabalho e minha carta de demissão para não cumprir o aviso prévio, ou seja, pagarei um mês do meu salário para o empregador, mas mesmo assim ele terá que me pagar um saldo. A situação é que não me devolveram ainda minha carteira, mas também não me deram nenhum comprovante que eu a deixei lá e minha carta de demissão só fiz uma via que ficou com eles. Como proceder nesta situação? Fui informada por uma pessoa que ele irá devolver minha carteira, mas não terá dado baixo, o que faço?

Desde já muito obrigada.

Unknown disse...

Ola..
Minha namorada tem 1 mes na empresa(esta no tempo de experiencia),porem a 1 semana ela tentou se matar,foi parar no hospital tomou medicacao e um diagnostico de depressao grave...desde o ocorrido tento falar com o rh ou alguem resposanvel da empresa,mas nada me jogam de um lado para o outro.Ela fica somente deitada,nao come,ja magreceu bastante.Proxima quinta ela tem consulta com psicologo e psiquiatra,onde eles vao me dar um laudo,ela antes de tentar o suicidio chegou a passar com a psicologa da empresa.Minha pergunta é ela vai ser demitida ou terar q pedir as contas mesmo nessas condiçoes??

Att

Celia

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de sanar uma dúvida!
Fui demitida sem justa causa no dia 28/08/12, e eles pediram minha carteira essa semana para dar baixa. Com os funcionários antigos a rescisão sempre foi entregue na empresa, mesmo em casos de homologação.
Mas comigo eles disseram que o Termo de Rescisão será entregue somente no dia da homologação, mas eu queria uma cópia, para ver os cálculos, e eles se recusam, dizendo que as dúvidas serão tiradas somente na homologação, mas eu só quero uma cópia para conferir com o meu contador de confiança.
Tenho direito a essa cópia? Se sim, como devo proceder?
A data de homologação também não foi marcada, há algum problema quanto a demora?

Agradeço desde já...
Carolina

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de sanar uma dúvida!
Fui demitida sem justa causa no dia 28/08/12, e eles pediram minha carteira essa semana para dar baixa. Com os funcionários antigos a rescisão sempre foi entregue na empresa, mesmo em casos de homologação.
Mas comigo eles disseram que o Termo de Rescisão será entregue somente no dia da homologação, mas eu queria uma cópia, para ver os cálculos, e eles se recusam, dizendo que as dúvidas serão tiradas somente na homologação, mas eu só quero uma cópia para conferir com o meu contador de confiança.
Tenho direito a essa cópia? Se sim, como devo proceder?
A data de homologação também não foi marcada, há algum problema quanto a demora?

Agradeço desde já...
Carolina

Unknown disse...

ola eu queria saber se os 30 dias q dão abandono de serviço são contados os finais de semana tambem. ou se comta só os dias de serviço mesmo

REFORÇO ESCOLAR disse...

Oi..estou encosta pelo Inss Ha 6 meses. quero ne desvincular da empresa que e um direito.meu, estou pedindo demissao e nao estao querendo dar dizendo q tenho umas pendencias com eles. mas eu nao quero mais. q se danem as pendencias e a empresa. so quero minha carteira.com a devida baixa deles. pos

Itamar Albuquerque disse...

otimo blog. sou empregado em duas empresa uma concursado publico,clt, e outro mista publico privvado. estou com depressao e nao consigo sair de casa pra nada, tenho atestado medico de 14 dias mas nao fui levar na empresa ja faz mais de 20 dias que deveria ter voltado ao trb mas nao consigo e so voltp com medico no fim do mes...como resolver pra nao ser demitido

Unknown disse...

olá boa tarde, faltei mais de 30 dias na minha empresa, sem justificativa, e hoje chegou um telegrama pra eu comparecer lá, ha alguma hipótese de não ser demitido por justa causa?

Jully07 disse...

Olá boa tarde Trabalhei em uma empresa no período de 15 dias pedi demissão pois estava sentindo muitas dores . ai conversei com a minha gerente e ela no mesmo dia me deu todas minhas documentação inclusive o contrato , a minha duvida e que não cheguei a assinar a carteira eu tenho que dar baixa pois já tentei e ate agora nada , não entendi porque a minha gerente me devolveu todos os documentos , o que devo fazer??

Unknown disse...

boa noite, trabalhei em um cyber ( lan hause ) por 4 meses sai porque nao me dei bem com um funcionario de la, por essa causa discuti com meu patrao e abandonei o emprego, gostaria de saber se alem de ele me demitir por justa causa ele tambem pode me prejudicar de alguma forma para mim nao arrumar outro emprego? muito obrigodo se possivel for me responda para o meu e-mail: marcos.lobato@r7.com mais uma vez obrigado .

Unknown disse...

fui demitido por justa causa após abandonar o meu emprego , e não recebi nem um centavo na rescisão.


isso está correto ???

Unknown disse...

ola bom dia !!!
tenho uma duvida a respeito sobre pagamento o qual esta atrasado desde 05/05/2012,se acionar a empresa aonde eu trabalho na justiça o contrato de trabalho é encerrado por isso ou eu sou obrigado a continuar trabalhando pois nao penso em pedir as contas???e sobre o fgts como posso ter controle se eles estao depositando pois fui a caixa economica pra tirar um extrato nao encontrei nada no dia o que fazer???

Edi-alpha disse...

Ola! em primeiro lugar quero lhe dar os parabens pelo blog!!
e em segundo lugar gostaria que vc tirasse uma duvida minha.
recentemente passei por uma cirurgia e tive que ficar afastado 15 dias do trabalho, mas afastado com atestado medico, quado foi no final do mes, descobri que no meu cartao alimentacao cujo valor mensal e de 245,00 reais, so veio a quantia de 103.65, falei com meu supervisor se tinha ocorrido algum erro, ele me informou que o restante foi descontado dos dias que eu estive de licenca medica, ele informou que se trata de um beneficio, e que a licenca no cobre isso, e verdade mesmo?

Unknown disse...

Boa tarde

Pedi conta do meu serviço, mas não fui fazer o acerto com a empresa , faz 3 meses. Minha carteira fica retida na empresa? Tem alguma forma de reaver a carteira, sem precisar contato com a empresa? Obrigado!

SUELIZINHA BORGES disse...

ESTOU DE AVISO, POIS PEDI CONTA, ACABO DE DESCOBRI QUE ESTOU COM CANCER NO UTERO, SE EU ME ARREPENDO DE TER PEDIDO CONTA , A EMPRESA É OBRIGADA A RECONSIDERAR MINHA ADMISSAO?
DESDE JA OBRIGADA

jhonatan disse...

olá boa noite.
eu trabalhei durante 7 meses registrado,logo apos esse tempo fui convocado á trabalhar em uma multinacional,então aceitei a serviço,dei baixa na carteira só depois deu uma semana no novo serviço,pedirão o numero do PIS,quando fui verificar meu chefe anterior não fez meu cadastro na caixa,oque devo fazer ?

Unknown disse...

oi,meu nome é kelly,trabalho na empresa vpar,de porteira,meu caso é o seguinte;desde junho de 2011 até julho de 2012 correu todo bem,pois era fixa numa creche,mas desde quando voltei em agosto de 2012,o guadro de funcionario tinha reduzido,fui enviada pra empresa,que a msm mandou que ficasse em casa esperando local pra ficar,pois não tinha posto.demorou um mes e nada,liguei pra empresa e mandaram eu voltar lá,fui,e quando cheguei lá achei que fossem me mandar pra algum posto fixo,eles quizeram que eu assinasse pra mudar de contrato pois não tinha aonde por ninguem fixo,só havia vaga pra cobertura de férias,não aceitei e nem assinei nada,pois meu contrato é fixo e me dizeram que se não ficasse e faltasse me mandariam embora por justa causa,to mas um mes em casa e recebi normalmente,não querem me por num lugar fixo,e querem que eu peça demissão,o que faço?

Israel disse...

Boa Tarde!
Estava trabalhando em uma empresa a 60 dias e o contrato de experiencia era de 90 dias. Fiz uma carta pedindo demissão dizendo que eu estava saindo do trabalho por minha vontade entreguei no RH junto com o crachá e eles me deram alguns papeis e pediram que eu voltasse a empresa 10 dias depois para darem baixa na minha carteira e fazer o acerto do tempo trabalhado. Mas não pude comparecer na data que a empresa pediu, e já se passaram 15 dias da data que foi pedido que eu comparecesse na empresa. Sera que ainda posso comparecer ou isso caracteriza abandono de emprego pois a empresa ainda não deu baixa em minha carteira o que eu faço?

Obrigado pela atençao

Unknown disse...

oi trabalho numa empresa porém também faço faculdade, e ultimamente tenho faltado bastante no trabalho, cerca de 1x por semana nesse ultimo mês, entao queria saber se posso ser demitido por justa causa? se essas faltas de 30 dias necessárias para a caracterização de abandono de emprego são 30 dias consectivos ou o somatório total de faltas em um certo período de tempo?

Unknown disse...

Boa tarde!
Fui contratado como controlador de acesso trabalho como tal mas no posto em que trabalho temos que abastecer caminhões receber óleo diesel fazer analise do diesel gostaria de saber se tenho algum direito que não recebo
meu salario é de 830,00 ganho adicional periculosidade por abastecer e 80 reais de adicional noturno trabalho 12/36

Anônimo disse...

Ola quero sair da minha empresa atual a qual estou a 5 anos devido o salario baixo,pedir pra me colocarem na próxima listagem demicao mas não me deram,tem como sair sem perder os direitos?

Danilo Pianco disse...

Tenho uma dúvida sobre o assunto e gostaria de saber se você pode me ajudar, recebi uma promoção na empresa e ao trabalhar 3 dias no novo local descobri que atrapalharia muito minha faculdade, como esta é meu privilégio informei a meu novo superior que não poderia aceitar o cargo, na tentativa de voltar ao antigo local meus antigos superiores informaram que seria muito difícil conseguir a volta, porém, fique trabalhando 3 dias no novo local sem nenhum comprovante legal da minha presença, ou seja, simplesmente eu estive la...estou esperando uma resposta do RH da empresa e de meus superiores e gostaria de saber o que poderia acontecer no meu caso. Minha preocupação é a seguinte eu estou indo na empresa quero e preciso trabalhar, porem, não existe nenhuma forma de comprovar legalmente que estive comparecendo estes dias. Desde já agradeço

Unknown disse...

Bom dia,

Neste momento encontro-me a trabalhar na mesma empresa à 4 anos e meio. No entanto, surgiu uma proposta de emprego muito aliciante (irei ganhar muito menos mas finalmente irei estar mais próxima de quem gosto).
Ainda tenho 5 dias de férias para gozar.
O que realmente se passa é que a empresa que me quer contratar só consegue esperar até meados de Janeiro de 2013.
Gostaria que me desse algumas dicas. Como proceder? Como proceder perante a minha entidade patronal? Que direitos terei (isto é se ainda os tiver)? Como poderei fazer as coisas sem me prejudicar e prejudicar a empresa na qual trabalho? Não poderei recusar esta proposta.
Preciso de ajuda.

Obrigada

Ana Martins

Unknown disse...

Bom dia,

Neste momento encontro-me a trabalhar na mesma empresa à 4 anos e meio. No entanto, surgiu uma proposta de emprego muito aliciante (irei ganhar muito menos mas finalmente irei estar mais próxima de quem gosto).
Ainda tenho 5 dias de férias para gozar.
O que realmente se passa é que a empresa que me quer contratar só consegue esperar até meados de Janeiro de 2013.
Gostaria que me desse algumas dicas. Como proceder? Como proceder perante a minha entidade patronal? Que direitos terei (isto é se ainda os tiver)? Como poderei fazer as coisas sem me prejudicar e prejudicar a empresa na qual trabalho? Não poderei recusar esta proposta.
Preciso de ajuda.

Obrigada

Ana Martins

orkut disse...

OLÁ AMIGO, MEU NOME É JONATAS EU ESTOU TRABALHANDO EM UMA LOJA DE TINTAS AUTOMOTIVAS, EU RECEBI UMA PROPOSTA DE TRABALHO MELHOR NO MESMO RAMO, MAS O MEU PATRAO DISSE QUE SE EU SAIR ELE NAO VAI ACEITAR ACORDO COMIGO, EU NAO TENHO SAÍDA? SE EU SAIR EU PERCO O QUE? TENHO DIEREITO A SEGURO DESEMPREGO? FGTS? O QUE EU TENHO DIREITO? OBRIGADO.

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se eu sai da empresa utilizado o abandono de emprego e a empresa nao der baixa na minha carteira posso trabalha em outro local ??

Quero sair da empresa e eles nao aceitam e tive um oferta de emprego melhor eles nao aceitaram minha carta de pedido de demissão então estou pensando em abandona o emprego e começa no outro eu posso fazer isso ?????????????

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se eu sai da empresa utilizado o abandono de emprego e a empresa nao der baixa na minha carteira posso trabalha em outro local ??

Quero sair da empresa e eles nao aceitam e tive um oferta de emprego melhor eles nao aceitaram minha carta de pedido de demissão então estou pensando em abandona o emprego e começa no outro eu posso fazer isso ?????????????

Unknown disse...

Boa tarde, trabalho com parentes faz quase 8 anos,e não aguento mais o que tenho que fazer aqui,nunca me pagaram 1/3 das férias meu salário não é mais compativel para mim, e apareceu uma nova oportunidade com salário melhor, estou a quase 1 ano sem registro por causa do acerto que fizemos, se eu pedir as contas terei que cumprir aviso prévio, caso a empresa nova me chame com urgência como que faço com o emprego antigo?

Karina Bruno disse...

Eu coloquei a empresa que eu trabalho na justiça porque eles não pagavam INSS e FGTS e ainda mais me deu ferias em outubro e me pagou só quando as ferias acabou. E fora que quando eu voltei das ferias ela ainda me colocou pra exercer um cargo a baixou do meu só para me humilhar e querer que eu peça demissão. Eu entrei em contato com uma advogada e coloquei na justiça e entrar com rescisão indireta. Mais só que sai de lá dia 16 de novembro que foi o dia que a advogada mandou eu sair. Minha duvida é! O dia da audiencia é em junho e eu quero saber em quanto isso minha carteira de trabalho fica aberta e como eu vou arrumar outro emprego e mostrar minhas experiencia, o que eu faço? outra duvida: A empresa só vai pagar os dias que eu trabalhei e o 13° no dia da audiência, não tem nenhuma lei que obrigue eles da antes? Porque passar o fim de ano sem dinheiro, é horrivel.

danilooo disse...

eu ja levei 3 advertências e uma suspensão no trabalho por motivo de falta e atraso,com isso ele podem me mandar embora por justa causa?

Unknown disse...

Boa tarde Dr.Eduardo, me chamo Allan, fui demitido no dia 11/12/2012,e a empresa solicitou a carteira de trabalho para dar baixa,só que eu perdi a carteira de trabalho,onde constava o contrato de admissão,com valor salarial e função!Eu preciso ter em mãos a carteira de trabalho, para realizar a HOMOLOGAÇÃO?O que eu faço?Devo tirar uma nova carteira de trabalho no POUPA TEMPO,COMO FAREI PARA DAR ENTRADA NO SEGURO-DESEMPREGO, SEM MINHA CARTEIRA DE TRABALHO?

JucileneCruz disse...

Olá trabalho de frentista caixa,mas desde o começo vem faltando dinheiro trabalho 5 meses sem registro e 4 com registro, teve um mes que foi descontado 300,00 reais só de falta nas bombas, todoas as frentistas pagam valores altos todos os dias por falta nas bombas, e por esse motivo pedi que o gerente me mandasse embora, mas ele não vai mandar, então gostaria de saber o que eu devo fazer para ele me mandar embora e se eu recebo todos os meses trabalhados desde os sem registro?

SDDC disse...

Bom dia Eduardo Luis!
Se possível, me tire essa dúvida:
Tenho faltado no meu emprego há 30 dias (completou hoje, faltei pela 1ª vez dia 08/12/2012), entretanto, tenho atestado dos últimos 14 dias de falta. Meu atestado começou dia 24/12. No dia 26/12 recebi um telegrama solicitando explicações, porém sem data limite para me apresentar a empresa. Como estou de atestado, liguei e avisei sobre o atestado dias: 26/12 e 05/01. Vou levar o atestado somente amanhã, quando volto a trabalhar e acaba o atestado.
Como completa os 30 dias hoje (caracterizando abandono de emprego), e volto a trabalhar amanhã, posso mesmo assim, levar justa causa?
Tudo que quero é ir trabalhar amanhã e pedir demissão.

Se por exemplo, eles já terem feito a justa causa, e eu apresentar o atestado, eles podem voltar atrás, e assim, eu pedir demissão?

Muito obrigado pela sua atenção, e ajuda.

Unknown disse...

Faltei 3 dias sem justificar. O empregador pode me despedir?E se caso ele fizer isto como devo reagir a esta situação? Obrigado

Unknown disse...

Oi desde março de 2012 eu sai da empresa pedi demissão, mais não fiz o exme de demissional e nem dei baixa porque a central do sindicato não me atende, e além disse perdi o dia pra fazer a homologação e agora isso pode me prejudicar poia assinei toda a papelada de demissão.

M.D disse...

Boa noite,

Estou com dúvidas em relação as faltas injustificadas.
Estou tendo problemas no meu trabalho, já conversei com a coordenadora da área e com a gestora do RH sobre a minha vontade de sair da empresa, deixei claro o meu descontentamento com a instituição. Porém a empresa não realiza nenhum tipo de "acerto" e disse que demissão está fora de cogitação, pois eles não teriam justificativas p/ me mandar embora. Comecei a faltar trabalho p/ motivar essa demissão... a empresa poderá me demitir por justa causa mesmo não aplicando advertências?Trabalho na área da Saúde, segundo informações que obtive do próprio Sindicato , é de que até 1 de marco há o acordo coletivo, e que a empresa não poderia demitir, caso realmente seja necessário, a empresa pagará uma multa, que é um salário a mais. Sendo assim, mesmo durante o acordo coletivo, há possibilidade de demissão por justa causa?

Desde já agradeço.
M.D

Unknown disse...

Olá. Entrei numa empresa no dia 03 de janeiro ,tenho o contrato de experiencia de 90 ,no dia 31 de janeiro tive que fazer uma cirurgia ,logo quando tiver alta e recebir o atestado de 15 dias pedir para meu pai levar já que eu estava acamada,depois passei no medico novamente e ele me deu mais 90 dias ,fui no inss para entrar na pericia medica e eles me pediu o ultimo dia que eu trabalhei ,fui na empresa a moça do setor de saúde não quis me dar falou que eu tinha que passar pelo medico deles primeiro e pegar um laudo com meu cirurgião ate ai tudo bem foi quando ela pegou meu RE e viu no sistema que eu havia sido demitida,na terça compareci na empresa para falar como setor de RH ,que falaram que eu havia abandonado a empresa eu falei para ela que havia trazido o atestado ,o que aconteceu foi que somente 3 dias foram abonados dos 15 dias que o medico me deu ,atras do protocolo que eu entreguei o atestado falavam isso e que eu iria ter que passar no medico da empresa(detalhe eu estava acamada ) que eu devia ligar pelo menos me justificando(eu já havia levado o atestado estava impossibilita para ir na empresa e eles queria que eu fizessem uma consulta lá para abonar os outros 12 dias ,não me ligaram para avisar e nunca me falaram sobre isso , não sei o que fazer sendo que eu tinham me justificado

Unknown disse...

Olá!

No dia 19 de março de 2013 eu completarei 1 ano na empresa que trabalho. Só que há um atraso de pagamentos desde janeiro. Além disso, eles anteciparam minhas férias, haja visto o período de baixa nas atividades. Sendo assim, tenho algumas dúvidas, são elas:

1. Quando eles devem me pagar as férias: no mês de março, quando completo 1 ano, ou agora, que estou de férias?

2. Se eles me demitirem quando eu voltar às atividades (4 de março), mesmo sem completar 1 ano, tenho direito a receber as férias?

3. Como não me pagaram salário nem os benefícios, não tenho dinheiro para ir trabalhar. Se eu faltar, posso ser demitido por justa causa?

Fico grato pelos esclarecimentos e parabéns pelo blog!!!

Unknown disse...

Boa noite.

Tenho uma super dúvida a respeito de ser mandado embora por justa causa.
Estou muito insatisfeito com o emprego atual no qual já faz 1 ano que atuo no área, disse ao meu chefe que gostaria de ser mandado embora e ele me disse uma coisa, sendo ela: Que só poderia me mandar embora se eu tivesse 3 ocorrências. (No caso eu nunca tive uma ocorrência).
A minha dúvida é a seguinte, mesmo sabendo que a empresa só manda embora um funcionário quando ela bem entender, poderei forçar uma saída faltando ao trabalho? Não iria faltar 30 dias consecutivos, mas faltar 10 dias e ir mais uns 2 dias, faltaria mais 10 dias e ia mais um dia, poderia fazer isso? Segundo o meu chefe eu não poderia faltar dessa forma, pois "segundo a CLT tem uma regra que mesmo faltando "picadamente" poderei ser mandado embora por justa causa", isso procede? Penso que possa ser mentira, por não querer ter um funcionário a menos na empresa, pois a empresa não pode contratar no momento, por não conhecer as normas peço ajuda.
Obrigado desde já e parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Prezados, Bom dia!
Deixa ver se consigo tirar uma dúvida com vocês.
Trabalho em uma empresa há 6 meses sem registro algum. Porém esse inicio de mes (abril), passei meus docs para registro CLT. Ocorre que o dono da empresa é uma pessoa extremamente arrogante, mal educado e gosta de pisar nos outros. Já há 6 meses venho aguentando isso, mas justo agora quando falaram de efetivar eu nao quero mais ficar. Conversei com o proprietario e com pessoas ligadas a diretoria e me passaram que se eu nao estivesse contente, era pra eu pedir a conta.
Entao fui pesquisar na internet e fiquei sabendo que tenho os mesmos direitos de um funcionário CLT (pensando nos 6 meses sem registro), inclusive um valor que seria de FGTS (calculado sobre o valor do meu salário atual + 40% da rescisao + o valor referente a que seria meu seguro-desemprego (como se eu tivesse sido CLT tbem).

Enfim, tudo isso, eu só quero confirmar, primeiro, se tenho mesmo direito, segundo, como que eu comprovo o vinculo empregatício??? (Tenho emails e uniforme da empresa).
Mas basicamente preciso ter certeza se tenho esses direitos, pois se tenho, eu vou dar um jeito de me mandarem embora, nem que eu fique com os braços cruzados aqui na empresa, ou venha trabalhar dia sim, dia não (sabendo dos descontos que terei), enfim, posso ser prejudicada por ter atitudes assim também? Tipo levar advertencias, suspensao e ate nao receber mais os direitos que eu teria?? Sei que nao é o certo a fazer, nunca fiz isso, mas uma coisa que aprendi na vida é que com gente arrogante, sem educação e mal educada, nao podemos baixar a guarda e deixar que simplesmente esta se saia 'vitoriosa'...Eu 'pedir a conta' seria mto cômodo, afinal, trabalhei sem registro...
Obrigada até então!

olhos disse...

Bom diaa.
gostaria d saber se ja mi dar mais algum problema alem da justa causa por eu ter abandonado o emprego(já não apareço nem do noticias para a empresa tem uns três meses)o que pode acontecer??

Anônimo disse...

Olá, fiquei sem comparecer ao meu trabalho há 37 dias, pois estou me tratando de uma depressão mas os médicos não me dão atestados pois dizem que não tenho nenhuma doença física, porém me passaram dois remédios de tarja preta que me impedem de trabalhar, pois só durmo. Nào recebi nenhuma certa, nem telefonema da empresa. Hoje fui até lá e entreguei um atestado de 3 dias. Me mandaram assinar a carta de demissão por justa causa, eu não assinei, logo foi assinada por testemunhas. Isto está certo? Desde já obrigada!

Unknown disse...

Olha me ajudem...

Entrei em uma empresa e sai quando faltava poucos dias pra acabar a experiência dai me telegramaram e não respondi mas continuam depositando meu salário. quero dar baixa em minha carteira. Posso ir? Tenho que devolver o dinheiro?.. [Me Ajudem]

Unknown disse...

ola trabalhei numa empresa há 10 meses e do dia 22 de tal mes eu parei de ir e fiquei 12 dias sem aparecer, e no 13° dia era o dia do meu pagamento mensal, eu compareci neste mesmo dia para receber meu salario e conversei com ele que estava com problemas particulares e queria um acordo, ele aceitou mais nao pagou e nao me deu o contra-cheque !
simplismente ele me fez um vale de 200 reais e falou que ia falar com o contador dele para manda o restante do meu salario , junto com os meus direitos ( do acordo ) ele nao me fez assinar papel no dia q eu fui lá , e depois desse dia ele esta com a minha carteira presa eu deixei 3 telefones ele nao me ligou eu ligava e ele nunca estava, e simplismente ele me liga eu vou lá, ele me mostra os papeis da recisao com meu direito de saldo liquido de 73,00 de 10 meses trabalhados, quando fui la depos de 2 semanas sem comparecer, eu fui lá e conversei com ele , ele nao me deu aviso previo, nao pagou o meu salario, e oque mais me deixa com raiva é que eu nao fiz carta ou algo parecido confirmando a minha saida expontanea, pelo contrario eu conversei com ele e ele me disse que faria um acordo , ele ainda nao devolveu minha carteira , ja faz 40 dias e nao me pagou nada , estou desesperado, oque posso fazer ? qual sao os meus direitos ? me ajuda por favor ;...

Pe. Caetano disse...

TRabalho há mais de oito anos em uma empresa e sofri acidente de trabalho levei o atestado de 15 dias e após 15 dias fui para a pericia do INSS e este deferiu o beneficio por 3 (tres) meses, 15 dias antes de cessar este beneficio fiz nova pericia no INSS e de novo renovaram o beneficio por mais 3 (tres) meses, comuniquei tudo para a empresa que vem pagando todos os meus salários normalmente como se eu estivesse trabalhando e recebo mais o beneficio do INSS e agora o meu médico me deu mais um atestado de 6 (seis) meses e ouvi de um funcionario do RH que estão querendo me demitir e tenho outra pericia marcada no INSS para 22.05.2013, quando finda o primeiro atestado medico de 06 (seis) meses e já tenho o outro atestado de mais 06 (seis) meses alcançando até o dia 09.11.2013, mas eu tenho condições parciais de retornar ao trabalho dia 27.05.2013 - fim dos primeiros 06 (seis), sofri fratura no cotovelo (acidente de transito, ao sair do trabalho em 18.10.2012) há quem diga que ficarei inválido deste braço, por toda vida. Pergunto aos senhores(as), o que devo fazer? qual a melhor opção para mim? há risco de eu ser demitido? agradeço se me responderem. Jose Caetano Cardoso de Sousa.

Unknown disse...

Olá! O empregador pode pedir para que vá em outro médico, sendo que já estou em tratamento com outro e venho fornecendo atestado certinho? Obrigada.

Unknown disse...

BOA TARDE
CONSEGUI UM EMPREGO,E REGISTRARAM MINHA CARTEIRA MAS DEVIDO A ALGUNS PROBLEMAS,VOU TER QUE DESISTIR DA VAGA,ACONTEÇE QUE JA ESTOU REGISTRADA MAS AINDA NAO COMEÇEI A TRABALHAR,O QUE VAI ACONTEÇER?

Ana Paula disse...

Olá, queria uma informação! Eu abandonei meu trabalho ainda no periodo de experiencia, porém, não fui dar baixa na carteira.
E agora, arranjei um outro emprego, como devo prosseguir?

Unknown disse...

Oi boa noite! preciso muito de uma orientação. Estou num emprego a mais de um ano numa loja de materiais de construção. A minha patroa outro dia falou o seguinte: é por isso que eu não pago bonificação pra vcs, essa bonificação pra pagr os prejuízos que vcs dã aqui na loja. Mas na verdade não damos prejuízo nenhum, muitas das vezes some coisas que não foi erro nosso, as vezes o sistema aparece coisas que não tem mais na loja e é assim, ela sempre querendo arrumar um culpado. Ela é obrigada a pagar essa bonificação pra agente?
outra coisa. Eu me matriculei num curso e não quero pedir as contas, ela disse que não pode me manter trabalhando lá como meio turno. Ela teria que me mandar embora ou eu tenho que pedir as contas pra eu poder fazer meu curso?

Unknown disse...

abandonei meu emprego a um ano e meio, assinei o aviso prévio e em seguida não fui mais ao trabalho. agora quero dar baixa na carteira, o que pode acontecer?

Unknown disse...

trabalho em uma empresa e levei uma advertencia e depois uma suspenssao por causa de falta e la na empresa a gente tem direito a um premio de assinuidade por mes, mas e so para quem nao tem atestado e falta injustificada e eu tinha um atestado e mesmo assim fui la peguei e por conta disso eles me deram justa causa!
isso que eles fizeram comigo foi certo?
se eu recorrer eu posso reverter isso?

Unknown disse...

oi bom dia fiz uma entrevista a 4 meses fui registrada no mesmo dia só que quando cheguei no local de trabalho era totalmente diferente do que eles me passaram então desisti na hora,fui dar baixa na carteira e eles ficaram me enrrolando então voltei pra casa e nunca mais apareci,quando foi agora fui ao banco fexar minha conta e eles me disseram que tinha 4 ordens de pagamento pra mim e eu peguei agora eles me ligam falando que se eu não for dar baixa na carteira vai dar como abandono de emprego e nunca mais vou arrumar serviço isso é verdade o que pode me acontecer.desde ja obrigada

Lomas C. disse...

Ola Boa Tarde..

Trabalhei em uma empresa no ano de 2010.No mesmo ano abandonei e nao fui mais la morei um tempo longe e voltei pra sao paulo novamente. preciso arrumar um novo serviço registrado.
Esta mesma empresa tem a obrigaçao de dar baixa na minha carteira ou nao.
O que eu faço?
Quais os meus deveres e direitos?

Unknown disse...

Boa Tarde
Trabalhei em uma empresa no ano de 2010 mas no mesmo ano parei e trabalhar e nunca mais fui na empresa nem mesmo para dar baixa na minha carteira.
Passei um tempo fora e agora em 2013 voltei e preciso arrumar outro serviço registrado
Esta mesma empresa tem o direito de dar baixa em minha carteira mesmo depois de tanto tempo ou nao?
O que faço?
Quais os meus deveres e direitos?

Muito obrigado.

Unknown disse...

Olá!! Trabalho numa empresa a 6 anos, fiz processo seletivo e passei para a vaga de Backoffice, porém o setor diminui e com isso me realocaram para outro setor, sem que eu fizesse um processo ou passasse por um treinamento, eu posso me recusar a ir , uma fez que o setor que eu fiz processo e passei não acabou? O que posso fazer, pois não me adaptei ao novo setor e a empresa não quer mandar embora, alegando o custo com a recisão? Aguardo resposta. Obrigada!

Deddy disse...

Boa noite,eu desisti de um emprego pq na contratação me falaram um valor de salario e depois ja com a carteira assinada o valor era outro,eu não gostaria de voltar la para pedir demissão,ja comuniquei por telefone que não volto o que acontece com uma pessoa legalmente no caso de abondono de emprego?

Unknown disse...

boa tarde eu fez uma operação calculo na vesícula fique afastada 14 dias, eu volte no trabalho, e depois de uma semana eles me die-rom uma carta de demissão. Minha duvida es eles podem me demitir depois de uma semana de eu fazer uma operação eu tenho algum tipo de direito. Eu queria saber sim eu posso processar eles. Por me demitir depois de uma semana. eles fala-rom que só me pagariam a resseção do contrato, por que eu não fez aviso prévio, minhas ferias vencidas e calculo do meu decimo terceiro

idenize disse...

estou em um emprego novo pela CLT. há 3 meses,já marquei uma viagem de 25 dias fora do País,antes desse emprego,posso faltar 25 dias consecutivos e quando voltar não correr o risco de ser demitida por justa causa???vou avisar com antecedencia meu chefe e dizer que não dá pra desistir da viagem,meu empregador é Prefeitura Municipal!

Liliane Nascimento disse...

Boa tarde!

Estou de licença maternidade, teria que voltar a trabalhar agora di a 11/10, mas fui a empresa e pedi o adiantamento das minhas férias. Esse adiantmento foi conedido mas de forma verbal, não assinei nenhum documento e nem recebi o valor referente as férias, a pessoa responsavel omente falou paranque entre em contato novamente no dia11/11. Como não tenho nenhum documento assinado eles podem alegar abandono de emprego?

Liliane Nascimento disse...

Boa tarde!

Estou de licença maternidade, teria que voltar a trabalhar agora di a 11/10, mas fui a empresa e pedi o adiantamento das minhas férias. Esse adiantmento foi conedido mas de forma verbal, não assinei nenhum documento e nem recebi o valor referente as férias, a pessoa responsavel omente falou paranque entre em contato novamente no dia11/11. Como não tenho nenhum documento assinado eles podem alegar abandono de emprego?

Osiel Souza disse...

eu trabalho em uma empresa e fui assaltado 4 vezes na loja estou traumatizado quero saber se posso colocar na justiça quais são as chances de ganhar?? obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde !
Tenho uma duvida. Trabalhei numa empresa por menos de 3 meses, e sai sem motivo algum. Mas tenho alguns dias de trabalho. Ja passou mais de 30 dias e o empregador disse que eu nao tinha nada para receber pois ja tinha dado como abandono e nao justifiquei a minha saida. Queria saber se isso é verdade. Se os dias que trabalhei foram de graça.
Obrigado !

Deddy disse...

Bom dia tenho uma duvida,dei inico ao trabalho só trabalhei 1 dia,minha mãe se acindentou em outra cidade,fui para lá e me ausentei por 45 dias,comuniquei que nao retornaria ao trabalho e mesmo assim me deram demissão por justa causa,no que isso pode me prejudicar em futuros empregos? Na verdade quero saber que tipo de prejuizo profissional isso me causa? Obrigada

edjane disse...

Boa tarde.Eu pedi demissão da empresa dia 11,minha rescisão ficou marcada para dia 22,eu fui a uma entrevista,passei e a empresa na qual fiz a entrevista,já me chamou para começar a trabalhar,a oportunidade é muito boa.O que devo fazer,a mesma já quer assinar minha carteira,isso é possível?como devo agir?
Desde já agradeço a resposta

Unknown disse...

oi,minha irma trabalhava em uma determinada cidade e veio embora sem dar aviso,e nao tem como ela voltar la para dar baixa na carteira de trabalho,o que pode ser feito para dar baixa?envie para dannysantiagopoetisa@gmail.com

Unknown disse...

Fui registrada na empresa Dedic - Mobitel- CGC: 67.313.221/0028-00 em 15/10/10 e na primeira quinzena de Dezembro/2010 abandonei o emprego. Nunca mais apareci,não me justifiquei nada e tb não recebi avisos via correio ou por qq outro veiculo de comunicação. Como faço para me regularizar perante a empresa e tb minha CTPS? Cargo: Rep Comercial CEO 422305 28-050330
Nao consigo acesso a empresa. Estou desorientada!
Agradeço qq informaçao sobre por onde começar.
Grata

Juliana Mendes de Andrade disse...

ola eu gostaria de saber o seguinte...trabalhei numa empresa de call center ja faz mais de 30 dias q eu nao compareço la...e esta meio complicado de levar a carteira para dar baixa por que estou sem tempo...mesmo assim a empresa continua depositando beneficios e salario na minha conta corrente....gostaria de saber se eles podem me demitir por abandono de emprego mesmo eu nao aparecendo na empresa para dar baixa na carteira...e tambem se eu tenho que devolver o dinheiro que eles depositaram para mim...desde ja agradeço pela atenção...

Unknown disse...

oii boa tarde aconteceu comigo o seguinte a gerente da empresa onde trabalho devido a uma discussao que eu tive com ela eu falei que ia embora ela foi na gerencia e imprimiu uma advertencia dizendo ela que foi porque eu estava abandonando o trabalho e falou que ia me dar 2 sançoes.ISSO PODE?

Unknown disse...

fala eduardo! eu estou no contrato de experiencia, antes de completar os primeiros 45 dias só frequentei 25, e ja nao estou indo ao trabalho por nao ter gostado do ambiente hostil... minha pergunta é, meu contrato de 45 dias expira antes dos 30 dias que dao para abandono de emprego, queria saber se a empresa ira dar baixa na minha carteira ao completar os 45 dias ou experar uns dias a mais para completar os 30 dias de abandono e me dar justa causa. agradeço se poder responder.

Unknown disse...

Bom dia! me chamo Felipe.
Sr.Eduardo a empresa em que trabalho mudou de cidade à mais de 200 km da minha cidade,só que a empresa não me consultou se eu tenho disponibilidade de trabalhar nesse novo local e eu não tenho interesse em trabalhar nesta cidade, por esse motivo pedi que me demitissem porém me disseram que se eu estou insatisfeito que peça demissão,mas se eu fizer isso não receberei fgts e seguro desemprego que precisarei já que não tenho outro emprego em vista.
minha pergunta é: existe alguma lei que obrigue a empresa me mandar embora nessas condições?
Obs: já sofri um acidente grave nesta empresa fraturando osso calcaneo e até hoje não vi minha cati preenchida já faz um ano o acidente foi por desvio de função que eu me acidentei.

Vivi disse...

Olá, trabalho em uma empresa vai fazer 2 anos, estou grávida e tive complicações na gravidez descolamento de placenta, fiquei afastada pelo INSS 1 mes, após melhorou porém ainda sinto muita dor e não estou mais aguentando ir ao trabalho, faltei sem atestado 13 dias seguidos voltei no trabalho essa semana e assinei uma advertencia, no mes que vem fevereiro peço já minha licença maternidade, mais nao estou mais aguentando ir esse mes... Gostaria de saber se eu faltar denovo 14 dias seguidos, eles já podem me mandar embora, ou será outra advertencia???? Segundo a minha lider são primeiramente 3 advertencias, 3 suspensao e apos justa causa, mais estou preocupa se der abandono se eu faltar mais 14 dias....

empregador.apg disse...

Se o funcionário não voltar a trabalhar depois de 30 dias de faltas injustificadas, qual é o procedimento que a empresa deve ter? Envia carta solicitando comparecimento? Publica no jornal? E quando a empresa não tem certeza do endereço correto do colaborador, se o mesmo não quer ser localizado?

Amanda disse...

Se o empregado nao responder as solicitacoes do empregador , o que sera feito eles paga os direitos mesmo assim ?

Amanda disse...

Oi abandonei o emprego faz uns 2 meses , nao vou poder ir na firma da baixa na carteira , mesmo assim eles tem que pagar?! Depois de quanto tempo?

Unknown disse...

Ola...em 2012 trabalhei em uma empresa por 3 meses, que eram de experiencia. Porem, nao me adaptei ao serviço e faltei os ultimos 10 dias que faltavam pra acabar meu contrato...ate hoje nao fui dar baixa na minha carteira pois tive que tomar conta da minha irmazinha e nao tinha tempo de ir la pois tinha horario de funcionamento e eram poucos horas...sera que terei problemas pra assinar minha carteira novamente? Se eu for na empresa eles daram baixa pra mim? Obrigada.

Unknown disse...

Caso eu va ao trabalho,efetuo a minha funçao durante meio expediente e resolva sair por motivos particulares, isso diz como abandono de trabalho, mas antemao informei minha saida.?

Unknown disse...

Boa tarde !! Gostaria de tirar uma dúvida .
Eu trabalho e estou grávida,trabalhava em um lugar mais proximo de minha residência e eles a um mês mudaram o meu trajeto a 4 horas e meia para eu chegar no meu local de trabalho estou de 24 semas e tenho variações de pressão então eu estou de atestado a um mês queria saber se eles podem me mandar embora?já tentei conversar com eles dizendo q a localidade e grande pra mim e eles me responderam q não tem outro lugar e q se eu quiser pesso afastamento para o medico

Unknown disse...

olá boa tarde! trabalho numa empresa a 10 anos comecei na função de ASG fazia a limpesa na empresa.depois de 04 anos me colocoram para trabalhar no escritorio.exercendo funções de motoboy mas não mudaram minha função na carteira ainda continuo como ASG.isso é certo?

♥ℐα¢kyziηнáá °♥°`·.,¸¸,♥ੴ disse...

Boa Noite...
Tenho uma duvida Grave,Abandonei meu trabalho em novembro de 2013 e ainda não dei baixa pretendo fazer isso essa semana,mas o que ocorre,em 15 em 15 dias,cai em minha conta o Vale é o Vale transporte queria saber se a empresa pode querer esse dinheiro de volta?!

Unknown disse...

luiz nunes bom dia fiz um acordo com
minha patroa para ela me mandar embora ela concordou só qui agora ela não da baixa na minha carteira fica me enrolando dizendo que vai fazer e nunca faz já vou fazer trinta dias que estou fora do trabalho tenho 10 anos de empresa não quero perde esse tempo tenho provas que ela me dispensou pessoas que trabalham lá ela pode me dar abandono de emprego si de 30 dias obrigado manda a resposta para meu mail luiz.vega@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite.

Quero tirar uma dúvida sobre ABANDONO DE EMPREGO.
Meu filho esta internado em uma clínica católica para tratamento de dependência química e de alcool, nesta clínica não tem psiquiatra e nem psicologo, ele estava trabalhando e saíu sem atestado para o tratamento de 9 meses, a minha dúvida é: Vai caracterizar abandono de emprego???? Eu levei uma carta na empresa, assinada pelo secretário municipal de combate às drogas, comunicando a ausência para o tratamento, essa carta justifica o afastamento para não caracterizar abandono de emprego?

Unknown disse...

Boa Noite

Tenho uma empresa onde temos um funcionário problema que há meses vem tendo consecutivas faltas e nós o suspendemos, chegou a ter meses dele aparecer 3x.

Faz exatos 30 dias que ele não aparece, mandei um telegrama, no entanto consta na situação que ele não estava no local, como devo proceder?

Anônimo disse...

Olá!
Bom dia...
Sou Rosemeire e quero que me tire uma duvida urgente se possível???
Estou trabalhando numa empresa dez de novembro de 2013.E estou afastada por 30 dias corridos, já fui afastada pelo o inss, auxilio doença, mas minha duvida é que estou gravida de 6 meses e eu ganho em julho de 2014,eu não queria retornar mais ao trabalho ate eu ganhar meu filho, será errado eu fazer isso sem atestado ela pode me mandar embora por justa causa? Eu perco os meus direitos eu tenho direito mesmo assim do salario maternidade???
Me tire as duvidas por favor...
Obrigado!

isabela disse...

Boa tarde. Meu marido trabalha há 3 anos e meio na mesma empresa. Em janeiro, ele é outro funcionários foram informados pelo presidente da empresa em reunião, que seriam dispensados dia 01/04. Agora a empresa os notificou, dizendo que só vão rescindir os contratos, quando resolverem as pendências que faltam a respeito do trabalho dos mesmos, ou seja, eles serão dispensados, mas agora não sabem quando. Essa situação está deixando meu marido extremamente cansado e estressado. Hoje, ele ficou sabendo que terá de fazer uma viagem ao exterior a trabalho, mas não tem interesse nenhum de realizar a viagem, já que será mandado embora da empresa. Se ele se negar a fazer essa viagem, poderá ser mandado embora por justa causa? Isso de alguma forma poderia caracterizar demissão por justa causa ou abandono de emprego?
Agradeço a atenção e as informações.

Unknown disse...

oi meu nome é paulo. eu gostaria que vc mim ajudasse,e mim informasse. é o seguinte,minha avó que mim criou desde novinho,esta de idade e muito doente, ela teve 2 AVC, e esta de cadeiras de rodas emprestada,ela não rem ninguém que possa ajuda-lá eu moro em são paulo, e ela na paraiba,então resolvi ir pra lá,pra eu e minha esposa cuidar dela,fazer comida,da banho. e etc.... conversei com a gerente da empresa que trabalho e contei minha historia pra ela,e eu não posso pedir as contas,pois como vou comprar a cadeira de rodas,remedios, e o que minha avó precisa? pedi pra ela mim mandar embora pois não vou mais morar aqui,então ela falou que ia falar com o gerente que faz os corte da empresa, e ate agora nada, eles estão mim segurando na empresa. eu sou socio do sindicato dos metalurgicos. tem como o sindicato mim ajudar a sair da empresa, sem eu perder meus direitos????? e se eu pedir demição o que eu perco????? tenho 4 anos na empresa...

Unknown disse...

Ola, minha empresa dá férias de 15 dias apenas, 01 vez no ano. Tive que viajar e a empresa não quis me conceder os restante das minhas férias. Viajei mesmo assim. Estou há 11 dias sem comparecer ao trabalho e hoje recebi um telegrama me intimando a comparecer dentro de 48 hs, caso contrario implicara cometimento de falta grave e justa causa.
Minha intenção é voltar a trabalhar daqui a 7 dias, completando 18 dias de ausência no trabalho. Antes de me ausentar, comuniquei minha intenção à empresa. A empresa pode me demitir por justa causa, alegando abandono de emprego?

Unknown disse...

Bom Diia , começeii a trabaLhar diia 15 de Janeiro e estou em periodo de experiência aiinda, maiis nao queru contiinuar , pedii para ser mandadu embora e eLes me diisseram q nao vao me mandar, estou a + ou - uma semana sem comparecer no trabaLho, oq aconteceriia c eu abandonar o emprego ou pediir conta ?. . Desde já agradeço , Obriigado !

elizabeth cristina disse...

boa noite gostaria de tirar uma duvida.. fiquei doente no dia 26 de março tive conjuntivite o medico me afastou por 7 dias depois da consulta eu fui para casa, me atestado vencia no dia 1 de abril, no dia 2 levei o atestado e fui para trabalhar meu encarregado não me deixou trabalhar disse que tenho que passar pelo medico da empresa assim me dando falta no dia de hoje o medico da empresa só vai estar lá amanhã de manhã, isso seria quebra de contrato? pois fui pra trabalhar e ele não deixou pois tinha o atestado justificando os dias que fiquei afastada correto??? aguardo resposta obrigada.

Unknown disse...

Ola tive um problema com uma empresa e sair dela . coloquei na justiça pra recisao de contrato . porem já se passaram 6 meses e nada . agora estou em outra empresa e pediram meus documentos ; tirei a segunda via da carteira de trabalho . eu vo ter problemas com isso ?? Ainda não levei meus documentos na nova empresa por medo .

Unknown disse...

Boa tarde ,trabalhei em uma clinica no Leblon desde o dia 23 Janeiro ela na quinta feira me fez varias perguntas com ironias,como o q eu fiz ou deixei de fazer ,minha função era secretária ,mas eu limpava toda a clinica ,servia café e panfletava os folders da clinica na rua,resolvi não ir mais desde o dia 03 Abrile não fui registrada,eu tenho algum direito e é considerado abandono de emprego? Obrigada.Anonima

Mr. Logan Angel disse...

Boa tarde, estava trabalhando a 11 meses em uma empresa com carteira assinada, no ultimo dia do mês, a gerente me disse que eu estava sob aviso prévio, e que eu não precisaria ir mais ao trabalho, mais ela não me entregou nenhum documento de aviso prévio, ainda não deu baixa na minha carteira e fico sem saber oque vai acontecer.

Je* disse...

Bom dia, gostaria de saber se no meu caso trata-se de desvio de função.
Fui contratada como auxiliar administrativo, porém, todas as segundas-feiras, tenho que fazer serviço de office boy, que é levar e pegar malotes,entregar documentos na contabilidade serviços que poderiam ser feitos por motoboy. Tenho também que resolver situações da empresa na prefeitura. No momento da entrevista não foi citado que teria que fazer serviços externos.

Unknown disse...

Trabalhava No Mc Inferno (Mc Donalds) eu falei pro meu gerente que me demitia mais so falei e fui embora
depois de 30 Dias
recebi um telegrama que esta escrito "Solicitamos o Seu comparecimento ao restaurante Mc Inferno do aeroporto ajk no prazo de 24 hrs para justifica sua ausencia de dia 24/03/2014.o nao comparecimento sujeito a penalidade prevista em lei " qui penalidade e essa ?
ps:eu nunca assinei carteira so o contrato

fevi disse...

Olá,por motivos pessoais,faltei meu emprego durante aproximadamente,2 meses,gostaria de saber se posso ser processado,ou terei que pagar alguma multa,vale lembrar que ainda nao fui na empresa

Unknown disse...

Boa tarde mi nombre ezequiel trabalhe 10 meses numa confecçaon sempre sobre total preçaon ate o ponto de me audemitir nao era registrado nao tenho documentacion completa so cpf e o B O da perda do protocolo e de o rg provisorio porque sou extranjero tenho dereito a algun tipo de beneficio.
Aguardare sua resposta muchas grasias e boa tarde

Unknown disse...

Olá,assinei um contrato de trabalho de 3 meses,trabalhei apenas 3 dias,eles já haviam carregado meu vale transporte para 1 mês, faltei 8 dias seguidos,eles vão me mandar embora?se eu aparerer lá para trabalhar

Unknown disse...

boa tarde.
pedi demissão de uma empresa a 5 meses tenho o papel da demissão e tudo mas não dei baixa na carteira ainda, a empresa e obrigada a dar baixa agora ou não ?

Unknown disse...

Olá,
tenho um amigo que trabalhou durante uns meses em Curitiba, e precisou voltar para São Paulo por motivos pessoais. Avisou na empresa sobre o ocorrido, e esperou durante cinco dias a decisão. E nesses cinco dias, ninguém se declarou sobre o que iria fazer, demitir ou esperar ele resolver os problemas. Então ele veio para São Paulo, pois não podia esperar mais. Esses dias faturou o pé e vai passar por uma cirurgia. Ligou lá em Curitiba para o gerente, e ele disse que provavelmente não foi dado baixa na carteira de trabalho dele. Mesmo assim é dado abandono de emprego?

diego disse...

Queria saber se posso abandonar o emprego e entrar com uma açao trabalhista,pois to tendo muitos problemas

Unknown disse...

TIPO EU TRABALHEI NO MC'DONALDS EM BRASÍLIA POR 5 MESES E MEIO DE CARTEIRA FIXADA E ABANDONEI O TRABALHO PRA IR MORAR EM MINAS GERAIS E NÃO AVISEI PRO GERENTE.
QUERIA SABER O QUE ACONTECE COM A MINHA CARTEIRA DE TRABALHO POR ABANDONO DE TRABALHO ?
(preciso da resposta urgente)OBG :(

Unknown disse...

Ola, boa noite ,Eu tenho faltas injustificada tem 17 dias e chego a data de pagamento e nao recebi meu salario nao caiu nada no banco , a empresa pode fazer isso?

please disse...

Ola, trabalho a 1 ano e 5 meses em uma empresa de costura e venho sendo perseguida pela chefe da sessao. Uma vez lhe pedi uma tesoura para cortar a linha e ela me humilhou perante todos falando que eu nao tomo conta das minhas coisas e que nao iria me dar. Outra vez pedi saida porque tinha uma consulta medica e ela disse com todas as palavras que iria me substituir por outra costureira. Nesse feriado nao assinei uma lista pq nao concordei em trabalhar no feriado. Ela veio ate mim e disse com todas as palavras que eu não tenho mais moral nenhuma na empresa depois disso...
Falteu no dia seguinte so de raiva e liguei na empresa e falei com ela alegando problemas pessoais. Me sinto muito humilhada na empresa e isso esta começando a mexer com o meu psicologico. Tenho planos para fazer com o dinheiro que receberei ao ser mandada embora por isso n vou pedir, o que eu faço? Posso abrir um processo contra danis morais? E se eu o fizer e eles n quiserem me mandar embora so p me humilharen?
Sou do tipo da empregada que faz o seu melhor, sou muito elogiada e nunca dou problemas para a empresa, me ajude please

Unknown disse...

OLA BOA NOITE,
GOSTARIA DE SABER,SE CASO VC ABANDONAR UM EMPREGO,E DEPOIS DE MUITO TEMPO QUERER VOLTAR,VOCE PODE OU NÃO?

Franciely disse...

eu trabalhava em uma pastelaria de carteira assinada porém tive que fazer uma cirurgia no joelho direito porém após essa cirurgia houve uma lesão do nervo ciático da minha perna. Já faz mais de 2 anos que eu fiz a cirurgia e ainda estou em tratamento conservador e de atestado médico e ainda faço fisioterapia. Alguns meses atrás eu descobri que meu patrão havia vendido a pastelaria onde eu trabalhava e alguns dias depois deu descobri isso recebi uma carta dizendo para mim voltar o serviço dentro de 24 horas se não eles dariam como abandono de emprego e acho que uns 30 dias eles colocaram como falta, encaminhei esta carta para meu advogado que entrou com uma ação e estou prestes a fazer uma audiência. Gostaria de saber quais as minhas chances de ganhar esta causa. Só lembrando a minha carteira ainda está assinada na pastelaria. Obrigado!

Unknown disse...

Boa noite! Tenho um funcionario a 2 anos,já tive muitos problemas com ele desde furto a quebra de sigilo, nunca o demiti por justa causa pois na hora os colegas ficam com pena de testemunhar, hoje ele atrapalha muito a minha empresa com fofocas, intrigas, falta de produtividade, não tenho condições financeiras de demiti-lo, pensei em dar suspensão a ele mais não sei quais as consequencias para mim, porem a convivencia na empresa tornu-se insuportavel

Mulheres no Pernambuco no Batente ( Curso Profissionalizante de Qualificação Social, Cidadania, Empreendedorismo e Cooperativismo ). disse...

Oi trabalhava no estado da paraíba,e por problemas de saúde abandonei meu emprego e voltei para pernambuco,era um emprego concursado e já faz cinco mesês,gostaria de saber se eu ñ voltar mais lá,se quando eu fizer outro concurso vai dá problema por eu ñ ter ido lá da baixa.Betânia Soares.

peres disse...

OLÁ ,TENHO UMA FUNCIONARIA E ELA FICOU DOENTE COM PROBLEMAS DE ESTOMAGO,ELA ME APRESENTOU 2 ATESTADOS.DEPOIS ELA FALTOU DURANTE 7 DIAS E ME AVISOU QUE ESTAVA DE ATESTADO.FOI NA EMPRESA NO DIA DE RECEBER O PAGAMENTO .PAGUEI E ELA ME INFORMOU QUE ALEM DE DOENTE ESTAVA GRAVIDA.MAS QUE RETORNARIA AO TRABALHO 2 DIAS DEPOIS E ME TRARIA OS ATESTADOS.ELA NAO RETORNOU APENAS ME COMUNICOU ATRAVES DE MENSAGENS.E JA SE FAZ 20 DIAS DE FALTA E ELA NAO ME APRESENTA OS ATESTADOS.COBRO DELA E ELA COLOCA DIFICUDADE,SENDO QUE EU DISSE QUE ELA PODERIA ME ENTREGAR ATE MESMO EM MINHA CASA,POIS SOMOS VIZINHAS.OU MANDAR ALGUEM DEIXAR NA EMPRESA.SENDO ASSSIM SE COMPLETAR 30 DIAS POÇO MANDAR EMBORA POR ABANDONO DE EMPREGO?ELA ESTANDO DOENTE E GRAVIDA?ELA PODE ME PROCESSAR DEPOIS.E SE ELA APRSENTAR OS ATESTADOS DO FECHAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO.DEVO PAGA LA.DESDE JA AGRADEÇO.FICO NO AGUARDO

Rozangela disse...

Boa noite Eduardo!
Estava trabalhando em uma empresa já fazia 3 meses e nesse período todo estava sem registro na carteira e muito menos assinei contrato de trabalho. E resolvi sair por conta própria, ou seja não fui mais trabalhar e nem levei justificativas. Somente avisei a pedagoga da escola. Minha dúvida é a seguinte: eles podem me enquadrar como abandono de emprego? Mesmo eu não tendo registro empregatício?

Obrigada!

lany disse...

olá estou prestes a casar so que meu namorado morar em outra cidade quero passar o final de ano com ele e tb sera meu aniversario e queria passar lá vou ficar mais de cinco dias la 28 29 30 31 eles podem mandar eu por abandono de trabalho preciso muito,obr

Unknown disse...

boa tarde, trabalhei em uma enpresa a quase dos anos era op. de caixa nunca tinha ninguem pra me render tinha que comer as pressas e final de semana era plantao pegava de 8 as 21 hs porem nunca reclamei um belo dia fui assaltada fiquei abalada e me mandaram pra casa me mandaram conversar com a psicologa e tal voltei ao trabalho normalmente minhas ferias ja tinham vencido e continuei trabalhando passado um dois meses após o primeiro assalto sofri o segundo assalto e nesse dia não quiseram me deixar ir pra casa diseram que eu tinha que continuar trabalhando eu estava totalmente perturbada nervosa abalada voltei pro caixa msm sem condiçaoes de trabalho acabei me irritando com uma cliente ela me xingou eu xinguei ela ela tentou me agredir e foi aquela bagunça ela chamou a policia e fomos pra delegacia mais não deu em nada como minhas ferias estavam vencidas eles me deram ferias e quando eu voltei pedi que me mandassem embora pq eu não tinha condiçoes de trabalhar mais lá me disseram que estva no mes de outubro que era o mes do dissidio que me mandariam embora no mes seguinte fui ao medico psiquiatra e ele me deu um atestado de 15 dias por estresse pos traumatico mais eles nao quiseram me mandar embora fiquei comtanta raiva que nao voltei mais lá não recebi nada abandonei o emprego e não dei baixa na minha carteira ainda posso dar baixa o que devo fazer ?

priscila oliveira disse...

bom dia, gostaria de sber se esta correto dar abandono de emprego tive faltas injustificadas e outras com atestados porem nao entreguei na empresa quando ia completar o 30 dia eu estava no medico e peguei declaracao foi comuniado a supervisora que estaria no medico o prazo de entrega é de 72 hrs no dia seguinte fui ha empresa nao aceitaram a declaracao de hrs e me deram justa causa. estou gravida de sete meses. esta certo essa demissao?

priscila oliveira disse...

bom dia gostaria de tirar uma duvida abandono se da com 30 dias tive faltas injustificadas e outras com atestado porem nao foi entregue na empresa recebi dois comunicados para justificar as faltas falei com a supervisora por msg explicando no 30 dia que seria o abandono eu fui no medico e peguei declaracao de hrs no dia seguinte fui para a empresa entregar pois esta dentro do prazo que sao 72 hrs nao aceitarame me deram justa causa. esta correto?estou gravisa de 7 meses trabalhava em call center

Unknown disse...

Bom dia? Trabalhei uno1 .7 mês . Três mês antes descobrir que tava gravida. Falei para sopervisora. So que nao acitava meus atestado tudo que eu fazia ja nao prestava. Me chamavão atenção em frente dais pessoas nao me deixava mas ir ao banheiro menus de duas vezes. Pegue em Fequecao urinária. Fique tao abalada quase em depressão resolvi abondonar. Voltei depois de 6 mesmo me derao abondono de emprego. So que eles nao queria da minha. Recisão . Joguei na justiça. Você acha que tenho posabilidade de ganhar contos meus dreito? Aguardo suas respostas

Unknown disse...

E

Unknown disse...

Oi
Eu tenho 18 anos, eu entrei em um posto de gasolina e fiquei trabalhando no lava rápido. Passei uns 5 meses e alguns dias, quando eu começei a trabalhar eu era de menor e agora abandonei o serviço, da algum problema ? eu tenho direito à algum dinheiro ? eles estão falando que eu não fui demitido, sendo que nem registrado eu fui ?

Thaila disse...

Boa Noite Eduardo Luis, trabalhei em uma empresa por duas semanas, sem carteira assinada e na terceira tive problema de saude e nao fui mais durante uma semana, e avisei, na outra semana entrei em contato avisando que voltaria eles disseram que nao precisava mais. Eu tenho direito de receber essas duas semanas que trabalhei? A empresa ta alegando que foi abandono de trabalho e nao quer me pagar por esses dias.

fiumedellavita disse...

Bom dia!
Eu era folguista num condomínio, cumpri o aviso prévio mas a empresa não fez o que prometeu. Não homologou minha carteira, nem deu baixa (que prometeram até o dia 10 de setembro (2015). Devolveram minha carteira sem dar baixa. O acordo era devolver 40% do FGTS, que segundo eles seria reembolsado. Eu terminei o aviso prévio falei pro zelador que iria esperar em casa pela rescisão e homologação (tava já quase 3 anos sem férias, pois a firma alegava que não tinha ninguém no posto pra cobrir minhas férias, nem pagavam minhas férias). Mas até hoje não me contataram mais, pra eles isto pode caracterizar abandono de emprego, já tentei falar com a firma pra voltar e não consegui. Minha dúvida é se eu poderia ir ao Sindificios na sete de Abril para que o sindicato homologasse. O que devo fazer?
Agradeço desde já a atenção dispensada.

Unknown disse...

Bom dia tenho um funcionário que esta a 22 dias sem comparecer ao emprego e que não sabe-se nenhuma noticia sobre ele mesmo mandando a carta não a resposta nem de recebimento e quando fizer os 30 dias vou preparar a rescisão por trinta dias, mesmo ele nao dando noticias posso fazer a rescisão sem ele nem comparecer a nada ???

Loirinha89 disse...

Boa noite tenho uma grande dúvida eu comecei a trabalhar em uma empresa em outra cidade com alguns dias de trabalho passei mal e fui ao médico mais como era folga estava na casa da minha família em outra cidade diferente da empresa vindo descobri q estaca grávida e a gravidez era de risco, sendo assim envie um email a empresa pedindo demissão e comunicando o ocorrido o motivo porém só pediram pra eu avisar o gestor, o q foi feito pelo pai do meu filho q mora na cidade da empresa aguardei algum tempo e a empresa não entrou em contato comigo enviei novamente mais três email e todos sem resposta ao oitavo mês de gestação o pai do meu bb me ligou avisando q tinha chegado um telegrama pra mim na casa dele dessa empresa eu porém sem condições de ir buscar liguei na empresa e conversei com eles explicando tudo q ocorreu porém só me informaram q tinham dado abandono de emprego isso é certo?

Daiane disse...

Fui registrada no primeiro dia do treinamento,mais por motivos pessoais não voltei mais e deixei minha carteira de trabalho lah ,isso m prejudica no próximo emprego

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 327 de 327   Recentes› Mais recentes»
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares