adsense

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Homologação do Contrato de Trabalho

A homologação da rescisão de contrato de trabalho tem por objetivo orientar e esclarecer empregado e empregador do cumprimento da lei, bem como conferir o pagamento das parcelas correspondentes na rescisão contratual.
A homologação será devida nos contratos de trabalho firmados há mais de 1 (um) ano, inclusive nos casos quando o aviso prévio indenizado resultar em mais de um ano de serviço.
Fundamentação: art. 477, § 1º, da CLT; arts. 4º e 5º da Instrução Normativa SRT/MTE nº 15/2010.

Orgãos competentes:
São competentes para prestar a assistência na rescisão do contrato de trabalho:
a) o sindicato profissional da categoria do local onde o empregado laborou ou a federação que represente categoria inorganizada;
b) o servidor público em exercício no órgão local do MTE, capacitado e cadastrado como assistente no Homolognet;
c) na ausência dos órgãos citados nas linhas "a" e "b" na localidade, o representante do Ministério Público ou o Defensor Público e, na falta ou impedimentos destes, o Juiz de Paz.
Em função da proximidade territorial, poderão ser prestadas assistências em circunscrição diversa do local da prestação dos serviços ou da celebração do contrato de trabalho, desde que autorizadas por ato conjunto dos respectivos Superintendentes Regionais do Trabalho e Emprego.
Fundamentação: arts. 6º e 7º da Instrução Normativa SRT/MTE nº 15/2010.

225 comentários:

1 – 200 de 225   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Acabo de sair de uma empresa em outra cidade onde fui CLT por mais de um ano, para finalizar o contrato eles estão exigindo que eu compareça para homologação e dar baixa na carteira. Será que isto pode ser feito por correio? Há algum prazo e/ou multas caso ultrapasse 1 mes? Não quero fazer esta viagem, além disso teria que faltar no meu novo trabalho. Por favor me apontem uma solução !

Unknown disse...

Boa tarde, realmente você tem que comparecer para efetuar sua homologação de contrato. Não existe multa para você e nem para a empresa. Se você não fizer a homologação de contrato, no futuro não terá como você sacar seu FGTS que está na caixa, somente na sua aposentadoria. Sobre a falta de seu novo emprego, a empresa é obrigada a te liberar para você realizar sua homologação de contrato, mas ela não abonará sua falta.

Outras dúvidas, poste aqui.

Até mais...

Anônimo disse...

Boa Noite!
Minha empresa demitiu todos os seus funcionário hoje, e pediu para que entreguemos as carteiras amanhã para dar baixa; minha dúvida é a seguinte:
Podemos entregar a carteira antes de marcar homologação e de receber os devidos documentos da recisão contratual.
Também disse que teremos que realizar o exame demissional o mais breve possível, é correto realizá-lo nesse momento; se entregar a carteira e derem baixa agora não perdemos nossos direitos?

Unknown disse...

Boa noite, toda essa rotina que detalhou é normal. Pode entregar a carteira e fazer o exame demissional, isso é necessário porque é preciso da carteira com a baixa e o exame demissional para realizar a homologação de contrato.

Boa sorte no seu próximo emprego.

Até mais...

Anônimo disse...

Boa tarde!
fui dispensada de um serviço temporário,minha dúvida é qnd isso acontece existe alguma multa,pelo fato de não ter terminado o contrato?

Unknown disse...

Boa tarde, quando é dispensado do contrato temporário ou contrato de experiência, a empresa tem que pagar metade dos dias que faltam para terminar o contrato.

Até mais...

Anônimo disse...

Boa tarde, fui demitida sem justa causa no dia 26/12/11 recebi minhas verbas rescisórias no prazo, porém até a data de hoje eles não pagaram meu FGTS e por conta disso não marcaram minha homologação.
Estou me sentindo lesada e muito prejudicada com isso pois estou a quase 2 meses sem arcar com minhas despesas financeiras, estou me sentindo moralmente prejudicada.
O que posso fazer? A empresa pode fazer isso?

Desde já agradeço.

Unknown disse...

Boa noite.

A empresa teria 10 dias corridos para efetuar o pagamento do fgts, realmente você está sendo lesada. Você deve primeiramente procurar o sindicato e explicar sua situação. Se não resolver, aconselho você procurar um advogado trabalhista para entrar com uma ação de danos morais,pagar o seu fgts e depois você dar entrada no seguro desemprego.

Boa sorte e até mais...

Anônimo disse...

Olá meu nome é Diego , fui dispensado dia 15/02 e até agora não obtive nenhuma espécie de pagamento rescisório e seus proporcionais ou demais assegurados por lei, gostaria de saber o prazo que eles têm para me pagar os encargos rescisórios, poxa eles ainda marcaram o exame pra sexta - feira, fui dispensado sem justa causa com todos os direitos garantidos por lei.

Unknown disse...

Boa noite Diego.

Você sendo dispensado sem justa causa e com aviso prévio indenizado, a empresa tem 10 dias para pagá-lo, ou seja, se foi dispensado dia 15/02 a empresa tem até o dia 24/02 para efetuar o pagamento de sua rescisão contratual e a multa do FGTS.

Qualquer outra dúvida, poste aqui.

Boa sorte no seu novo emprego.

Anônimo disse...

fui dimitido trabalhei ate dia 29 de fevereiro cunprindo o aviso foi marcado pra receber minhas contas dia 5 de março e a homolugação dia 4 de abril um mes depois isso pode ou não

Unknown disse...

Bom dia.

Por lei, a empresa tem até 01 dia da data da baixa da carteira para efetuar o acerto das verbas rescisórias para aviso trabalhado e 10 dias para aviso indenizado. Acontece que a homologação depende do sindicato e ou, o ministério do trabalho ter vagas disponíveis para realizar homologações, e isso as vezes, demora um pouco.

Até mais.

Anônimo disse...

Fui contratado incialmente em Brasília e fui tranferido para São Paulo.Posso fazer a homologação da recisão de trabalho em cidade diferente do contrato de trabalho, no caso na cidade da minha contratação ou preciso fazer em São Paulo?

Unknown disse...

Boa tarde.

Pode fazer a homologação em qualquer posto do ministério do trabalho em qualquer lugar do país.

Até mais...

Anônimo disse...

Ola o sindico me informou que ia trabalhar o aviso no mes de fevereiro mas eu assinei o aviso para o mes de março ele mandou eu parar e colocou outro na minhas função vou ficar o mes sem trabalhar e a homologação so vai ser no dia 4 de abril isso é certo

Unknown disse...

Boa noite.

Preciso saber que dia você assinou o aviso para lhe dar uma resposta correta. Se você assinou dia 05 de março, está tudo certo a data da homologação.

Qualquer coisa, poste aqui...

Anônimo disse...

bom dia meu aviso ta desta maneira

Rio de janeiro 31 de janeiro de 2012
Meu nome.......
Por não mais convir a este condominio manter-lo em seu quadro de funcionarios, vimos comunicar-lhe que seu contrato de trabalho será rescidindo em 04/03/2012. A partir de 27/02/2012,haverá uma redução no seu horario de trabalho, sem prejuizo do salario integral, sendo-lhe facultado, de acordo com as disposições legais vigentes, a opção Por uma das seguintes alternativas:
1 - redução de 2horas diarias em seu horario normal de trabalho.
2 - redução de 7 dias corridos

Informamos que no dia 05/03/2012 será depositado na sua conta corrente o valor referente a rescisão contratual que faz juz .

Obs: 04/04/2012 data prevista para homologação da rescisão contratual no sindicato.

Minha assinatura
De acordo com as disposições legais vigentes, para todos os fins de direitos, que, nesta data, opto Pela alternativa de redução de horario n:2 acima descrita.

Queria saber se esta correto o dia da homologação ?

Se eu trabalhei o aviso no mes de fevereiro ou esse mes de março?

Agradeço

Unknown disse...

Bom dia.

Estranho o aviso começar dia 27/02 e terminar dia 04/03, o aviso é de trinta dias, o correto é o aviso terminar dia 28/03. O que a lei fala é que em caso de aviso trabalhado, o empregador tem um dia para acertar suas verbas rescisórias, portanto se marcaram para o dia 04/04, está fora do prazo estipulado por lei.

Até mais...

Anônimo disse...

Bom dia!

Fui contratado no dia 01/02 e pedi pra sair no dia 01/03. Já deram baixa na minha carteira, já até a peguei, mas a homologação ainda não foi assinada. Dizem que eles estão fazendo os processos internos e ainda não ficou pronta.

Tenho uma proposta de trabalho, posso entregar minha carteira antes mesmo de assinar a homologação?

Grato

Anônimo disse...

mas a data acima 31 de janeiro significa alguma coisa


Pode ocorrer danos pra mim

Unknown disse...

Fique tranquilo não acaretará nenhum dano para você. Somente a carta que está errada nas datas. Como falei na resposta acima só a homologação está fora do prazo estipulado por lei.

Unknown disse...

Bom dia, a homologação no sindicato faz depois de um ano de contrato na carteira. Até 11 meses de trabalho, o acerto é feito na empresa mesmo. Você pode entregar a sua carteira para o novo empregador antes de assinar a rescisão de contrato.

Boa sorte e até mais...

Anônimo disse...

boa noite queria tirar uma duvida o seguro desenprego tem data determinada .pois minha homologação so vai ser dia 4 de abril e eu vou dar entrada no seguro so na paraiba pois so viajo dia 17 de abril Obrigado

Anônimo disse...

Boa noite,

Trabalhei em uma empresa, entrei no dia 13/09/11 e sai no dia 28/09/11, me informaram que não precisava fazer nada, pois estava no estado de experiência, agora consegui um novo emprego, fui a CEF restira o meu PIS e descobri que ainda tou ativo na empresa, liguei para a empresa e ela esta recusando de da baixa na carteira e fazer a minha homologação, o que devo fazer, já que estou com o novo emprego e preciso entrega minha carteira. Obrigado pela atenção e espero a sua ajuda!

Unknown disse...

Boa noite. Você pode dar entrada no seguro até 120 dias a partir da data da rescisão de contrato. Portanto, fique tranquilo que dará tempo.

Boa sorte e até mais...

Unknown disse...

Boa noite.

Mais quando você saiu em 28/09/2011 não deram baixa na carteira? A empresa tem obrigação de dar baixa na carteira, pois você não presta mais serviço à ela. Procure na segunda feira o sindicato da categoria ou o ministério do trabalho e denuncie a empresa. A empresa está segurando você de ter novo emprego, e isso é ilegal.

Boa sorte e até em breve...

Anônimo disse...

Boa noite,

Mais tipo, a empresa tá de greve, tá negando da baixa na carteira, alegando que faz tempo e não pode mais da baixa no Caged, e agora? a superintendência regional do trabalho, pode realiza a baixa? começo a trabalha na terça e tou preocupado, posso pede o emprego por isso?

Obrigado pela atenção.

Unknown disse...

Boa noite.

Perder o emprego não, converse na nova empresa e explique a situação. Procure a superintendencia do trabalho para eles darem uma solução no seu caso.

Boa sorte...

Anônimo disse...

boa noite queria tirar outra duvida é que eu moro no condominio que dia tenho que entregar a moradia para que eu possa receber o auxilio moradia e se eu entregar depois da data prevista Obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde ,
Trabalho como técnico residente em Sorocaba, meu registro é na filial Bauru, fui demitido e a empresa não quer pagar as despesas de deslocamento, para fazer minha homologação em Bauru,nas leis trabalhistas tem alguma orientação quem deve pagar estas despesas.

Unknown disse...

Boa tarde.

Não existe lei que obrigue o empregador pagar as despesas com viagem para homologação de contrato. Normalmente nos acordos coletivos há uma cláusula que obriga a empresa pagar os custos de deslocamento para homologação de contrato de trabalho.
Quando estiver fazendo a homologação, pergunte para o agente homologador se existe essa cláusula no acordo coletivo.

Até mais...

Anônimo disse...

ola , fui demitida da empresa no dia 17/02 e o sindicato ,não quiz homologar minha recisão pois constavam erros no pagamento ,o sindicato me orientou abrir um processo judicial contra a empresa, o advogado me disse que pode demorar bastante tempo pra sair a audiencia, e eu te pergunto , existe outra forma de poder liberar minha documentação para que eu possa acionar seguro desemprego e sacar meu fgts ?

Unknown disse...

Olá, você entrando com o processo, o juiz vai te liberar o seguro desemprego e o fgts na primeira audiência. Não existe outra forma para liberar a documentação.

Boa sorte.

Anônimo disse...

e quanto tempo pode demorar a audiencia? e se nesse meio tempo a empresa resolva me pagar, antes da audiencia

Unknown disse...

Olá, não tem como saber para quando o juiz marcará a audiência, normalmente é de 03 à 05 meses. Se a empresa resolver pagar será feito um acordo judicial, aí depende do seu advogado e a proposta feita pela empresa.

Até mais...

Anônimo disse...

Boa noite,fui desligado da empresa no dia 19/03/12.Recebi minha recisão no dia 19/03/12.Porém até a presente data não recebi nenhum contato da empresa sobre a homologação,com isso ainda não recebi meu FGTS. A empresa tem uma data limite para fazer a homologação? Caso eles estejam demorando,eles deveriam pagar alguma multa ao trabalhador? Obrigado pela ajuda.

Anônimo disse...

Prezado Eduardo Luis, boa noite!

Tenho uma dúvida na minha rescisão, é meio complicado pois no decorrer de minhas atividades na empresa tive diversas alterações de salário e um período sem registro. Abaixo períodos:

09/11/09 (admissão) a 20/12/09 (paramos para ferias coletivas), salário 500,00 (meio período) sem registro.

04/01 /10 a 02/05/10 salário 1.500,00 sem registro periodo integral.

03/05/10 a 03/04/12 (desligamento) salário registrado inicial 600,00, aumentou para 750,00, 817,00, aumentou para 1170,00. Neste mesmo período recebi sempre por fora o complemento de salario 1100,00; 1.000,00; 1170,00 e 817,00 respectivamente.
Também recebi comissões sobre vendas, a partir de março/2011 até março /2012, que davam uns 400,00 por mês mais ou menos.

Minha dúvida é quanto as ferias, do por fora,do primeiro periodo sem registro como deverão ser acertadas? Por período (seguindo valores da época) ou o correto é calcular com base no ultimo salario?Pois tenho 1 ferias vencidas(em nov) se consideramos a data que fui admitida (nov/09), e também ferias proporcionais.

Espero que possa me ajudar, desde já agradeço sua atenção,

Juli

Unknown disse...

Boa noite, a empresa tem 10 dias para acertar sua rescisão inclusive a homologação de contrato. Existe uma multa (art. 477 CLT), de um salário caso aconteça o atraso. Procure o sindicato ou o ministério do trabalho para maiores esclarecimentos sobre seu caso.

Até mais...

Unknown disse...

Boa noite Juli.

Todo o por fora é prejuizo para o empregado, mais um caso que vejo.
Sobre sua dúvida, se existe uma férias vencidas, a mesma deve ser calculada sobre seu último salário, mas a empresa que vai decidir isso, se ela não quiser pagar ela não tem obrigatoriedade para fazer.

Se tiver outra dúvida, poste aqui.

Até mais...

Anônimo disse...

Eduardo,boa noite!
Tirei férias apenas 1 vez durante este período que citei. A contabilidade da empresa me propôs fazer uma rescisão do período sem registro com base nos valores dos salários recebidos na época, de nov/09 a abr/2010 (500,00 ~1500,00), me disseram que não é correto nos basear no meu salario atual (1987,00). O que você acha, devo aceitar?
Agradeço muito sua prontidão em responder e todo seu esclarecimento.
Parabéns pelo blog, seu trabalho é maravilhoso!!!! É de grande utilidade para todos nós!!!!
Juli

Unknown disse...

Bom dia Juli.

Aceite sim Juli, até porque eles podem não querer pagar nada para você.

Obrigado e fique com DEUS...

gil disse...

Bom dia , por favor estou muito preocupada, quanto tempo uma empresa tem para fase a homologação de um funcionário? trabalhei 7 anos numa empresa meu ultimo dia de aviso foi dia 18 /03 e ate agora a empresa não liberou nada dos meu papeis, o que eu devo fase ?

luiz carlos disse...

tem como dar baixa na carteira no dia da minha homologação ou tenha que fazer isso antes

Unknown disse...

Bom dia, se o aviso prévio foi trabalhado eles teriam que lhe pagar no dia 19/03. Procure o sindicato ou o Ministério do Trabalho para resolver seu problema.

Boa sorte.

Unknown disse...

Bom dia. Pode-se fazer as duas coisas.

Até mais...

Unknown disse...

Boa noite,

Fui demitida sem justa causa no dia 10/05. Meu acerto foi depositado no dia 23/05 (fora do prazo). Tenho direito a mais um salário por esse ataraso? Se sim, em que momento eu o cobro, no ato da homologação?
Att.

Unknown disse...

Boa noite Maria.

Você tem direito sim, art. 477 da clt, você pode cobrar na homologação de contrato.

Até mais...

Unknown disse...

Olá pedirei demissão amanha dia 05/06 e a homologação será somente no dia 27/07, gostaria de saber se eles ja ficam com a minha carteira de trabalho, pois ja tenho outro emprego que serei contratada no dia 20 de junho e tenho que levar a minha carteira de trabalho para a contratação porem não sei nem se estarei com ela. O outro emprego pode deixar de me contratar caso eu esteja com a carteira mas não tenha sido dado baixa ainda?
E acontece alguma coisa se eu não puder ir na homologação, pois estarei na outra empresa já, posso fazer uma procuração ou algo do genero?

Realmente não sei o que fazer!
Obrigada!

Daniele Garcia disse...

Parabéns pelo blog e pela ajuda nos comentários!!! Vou pedir demissão e tenho uma dúvida: há mais de quatro anos a empresa não deposita o fgts. Sei que só pode sacar quem é demitido, mas gostaria de saber se eu terei a segurança de só homologar com todos os depósitos em dia, como é feito na homologação de quem tem direito ao saque. Tenho medo de não ver nunca esse dinheiro, no futuro, pois a empresa está mal e cheia de dívidas. Obrigado.

Unknown disse...

Boa noite Ayra.

Sobre sua primeira dúvida, no dia que entregar a carteira o empregador tem até 48 horas para devolvê-la, é seu direito, você pode fazer uma carta que está entregando sua carteira dia tal e que a devolução ocorrerá até 48 horas.
Segunda dúvida, a outra empresa poderá sim não lhe contratar por causa disso, mas isso depende da cultura da empresa.
Terceira dúvida, a nova empresa é obrigada em te liberar para fazer a homologação de contrato, somente você poderá aparecer para fazer a homologação no sindicato, mais ninguém.

Até mais...

Unknown disse...

Boa noite Goer.

O sindicato pode fazer sua homologação para te liberar os documentos e sua carteira. Sobre a falta de FGTS, você provavelmente terá que entrar na justiça para ver esse dinheiro.

Boa sorte.

Daniele Garcia disse...

Obrigado. Mas posso pedir ajuda ao sindicato? Pedir que eles exijam que a homologação seja feita com tudo ok, mesmo que demore a liberação dos documentos?

Unknown disse...

Boa tarde

Trabalhei numa empresa durante 7 anos minha fui desligado dia 10 de abril e minha homologação marcada para o dia 22 de abril mas quando fui efetuar a homologação o cara que faz esse processo falou que não poderia ser feita por que a empresa tinha feito um acordo com o sindicato que não poderia desligar ninguem naquele periodo e por isso ele não poderia fazer e a empresa teria que me pagar uma multa de 1 salario então entrei em contato contato com a empresa e eles mandaram eu aguardar que entrariam em contato comigo mas até agora dia 13 de junho nada.

A minha pergunta é?
existe algum prazo para eles remarcarem a homologação e pagarem essa multa e até quando posso esperar por isso o que posso fazer?

Unknown disse...

Boa noite, pode pedir sim Goer, mas não tem como saber o que eles falarão para você. Se eles negarem isso, procure falar com o presidente do sindicato.

Boa sorte...

Unknown disse...

Boa noite Wallace.

O prazo seria com aviso indenizado de até 10 dias após sua demissão sem justa causa, caso seu aviso prévio foi trabalhado, o prazo para a homologação e o pagamento é de 01 dia. Caso isso não ocorra, você pode entrar na justiça pedindo a multa de 01 salario (artigo 477 da CLT).
Você pode procurar um advogado trabalhista para entrar em contato com a empresa e o sindicato. Se você preferir, procure o ministério do trabalho em sua cidade para eles tentarem entrar em acordo e resolver seu problema.

Boa sorte e até mais...

Unknown disse...

MINHA MOLOGAÇAO ESTA COM MAS DE 30 DIAS E EU ESTOU PRECISANDO DE RETIRAR MEU FGTS ,TENHO CONTAS EM ATRSO PARA QUITAR OQUE DEVO FAZER.

Unknown disse...

Procure o sindicato ou o ministério do trabalho e explique sua situação.

Boa sorte...

Unknown disse...

Bom dia!
Estou com algumas duvidas.
Eu cumpri aviso prévio até 13/07/2012 sendo que entrei na empresa dia 01/10/2011, ou seja trabalhei 10 meses como operadora de caixa.
Os debitos da empresa foram depositados no próprio dia 13 ok.
Mas falaram que eu teria que fazer homologação, pq era obrigatorio. Estou entrando em outra empresa e vou precisar da minha carteira baixada para o dia 23/07 e a tal da homologação é dia 25/07, eu tenho direito de pegar a carteira baixada antes dessa homologação?

Unknown disse...

Bom dia Karina, a homologação no sindicato ou no ministério do trabalho somente é obrigatória a partir de 01 ano de registro na empresa, porém pode haver clausula na convenção coletiva de trabalho obrigando todas as rescisões a serem homologadas no sindicato. Sobre sua carteira a empresa tem que devolvê-la para você até 48 horas a partir da data que você deixou na empresa.

Até mais...

boy disse...

Por favor,Gostaria que me dessem a seguinte informação quanto ao meu problema.Iniciei meu trabalho em uma empresa em 024/06 e no dia 12/07 pedi demissão e o RH me pediu que redigisse uma carta de propio punho informando o pedido de demissão.Só pedi demissão porque consegui uma oportunidade melhor e acontece que para começar a trabalhar estou dependendo que a empresa de a baixa em minha carteira ao qual estão se recusando,com isso corro o risco de perder a vaga no novo emprego.
Então gostaria de saber quanto tempo uma empresa pode demorar para dar a baixa em uma carteira,e como devo proceder neste caso.
Agradeço muito
Obrigado

Unknown disse...

Boa noite Boy, a empresa tem 48 horas para devolver sua carteira após você entregar para ela. No seu caso, procure o sindicato para eles resolverem para você.

Até mais...

Unknown disse...

Boa noite !
Gostaria de tirarumas duvidas,
Fui contratada na empresa no dia 27/06/11 e como o pagamneto estava atrasando de mais além do fgts que les descontavam mais nao depositavam , pedi as contas e nao cumpri o aviso prévio sendo que eles ainda estao me devendo 2 meses de pagamento dei baixa na carteira no dia 20/07/12 e eles ficaram de me ligar para assinar a recisão e anida nao me ligaram eu gostaria de saber ate quantos dias eu posso esperar e quem devo procurar para acelerar ??

Unknown disse...

Boa noite Cristiane, eles tem até o dia 29/07 para acertarem sua rescisão, ou seja, 30/07 por ser domingo dia 29. Sobre o atraso do salário e da rescisão caso ocorra, você procura o sindicato ou o ministério do trabalho para resolverem para você.

Boa sorte e fique com Deus...

Mari Maricota disse...

Olá Eduardo,

Minha dúvida é a seguinte, fui demitida no dia 23/4, foi marcada a homologação no sindicato 1 semana depois, porém o sindicato não aceitou por haver irregularidades e foi mandado para DRT que após 2 meses e meio de espera também não homologou por erros da empresa. O que quero saber é que na metade desse mês completam 4 meses que fui demitida e não conseguir homologar, caso perca os direitos do seguro desemprego quem vai arcar com isso?? A empresa está tentando me prejudicar com a demora de resolver essas pendencias. Agradeço desde já

Unknown disse...

Boa noite, fiz 08 meses como caixa na empresa atual, e recebi hoje uma proposta na área administrativa, mas me informaram que não pagam fgts, isso significa que eles não assinam carteira? o salário é muito melhor que o que recebo... o que faço??? aceito ou não?
Me dê uma orientação por gentileza...

grata

Unknown disse...

Olá Mari.

Seu seguro desemprego está comprometido, você perde o direito a ele após quatro meses a sua data de demissão. Realmente a empresa está te prejudicando, retendo seu FGTS e a multa rescisória. Aconselho você procurar o ministério do trabalho e conversar com um fiscal do trabalho para ele orientá-la e tentar resolver seu problema, qualquer dúvida poste no blog.

Boa sorte e até mais...

Unknown disse...

Boa noite Soliane.

Pode ser que é para você trabalhar como autônoma, este tipo de contrato não é registrado em carteira mas é recolhido o INSS. Converse no depto pessoal da empresa e peça para eles lhe explicarem melhor sobre este tipo de contrato.

Boa sorte e até mais...

Anônimo disse...

Olá Boa noite!
Tenho uma dúvida: trabalhei em uma empresa por quase 12 anos (1999 a 2012). Em 10 de fevereiro solicitei meu desligamento. Deram baixa na carteira, pagaram as verbas rescisórias, no entanto passados 6 meses, ainda não fui chamada para homologar no Sindicato. Sei que existem pendências na CEF, pois não depositaram todo o meu fundo de garantia e tenho medo que o mesmo tenha ocorrido com meu INSS me impedindo de aposentar. Como devo proceder? Posso entrar com uma ação contra a empresa?
Muito obriagada

Unknown disse...

Olá! Bom dia!
Fui desligada da empresa com o aviso indenizado, sendo que a empresa quer que eu devolva essa indenização e tambem os 40% do valor do FGTS dizendo que "supostamente fiz uma acordo" no qual eu estou me sentindo lesada, pelo fato, da empresa estar me cobrando praticamente a metade da minha recisão. Até então a empresa pagou a recisão no prazo correto de 10 dias, mas, ainda não marcou a homologação. Hoje faz 1 mês que fui desligada da empresa na qual prestei serviço no periodo de 1 ano e 3 meses de carteira assinada. Tenho medo da empresa não querer marcar a homologação para eu pegar o FGTS e tambem o seguro desemprego, pelo fato de eu não querer devolver o dinheiro do aviso indenizado e os 40%, no qual, ele estar me cobrando muito alto o valor. A minha duvida é: quanto tempo a empresa tem para marcar a homologação? Será que seria o melhor eu devolver esse dinheiro que a empresa ta me cobrando mesmo eu me sentindo lesada? E se a empresa não marcar a homologação o que eu faço? Por favor me ajude!
Muito obrigada!

Unknown disse...

Boa noite Thyta.

Procure o sindicato e relate sua situação, assim eles o orientarão. Você pode ir até a caixa e pedir um extrato analítico de seus depósitos de FGTS, assim, você vê se a empresa os depositou corretamente. Faça o mesmo no INSS.

Boa sorte Thyta.

Unknown disse...

Boa Noite Lara.

A empresa tem até 10 dias para efetuar o acerto da rescisão inclusive a homologação de contrato. Procure o sindicato e explique sua situação, eles a orientarão sobre como agir.

Boa sorte e até mais...

Unknown disse...

OLA , BOM DIA, FUI DEMITIDA DA EMPRESA Q TRABALHAVA NO DIA 09/07/12 DEPOIS DE 4 ANOS E MEIO DE SERVIÇO, O ACERTO FOI MARCADO PARA O DIA 17/08/12 MAS UM DIA ANTES LIGARAM DESMARCANDO E REMARCANDO PARA DIA 03/10/12, ISSO É CERTO? ESTÃO QUERENDO ME PREJUDICAR?O Q POSSO PERDER COM ISSO?

Unknown disse...

Boa Noite Norma.

Realmente é muito tempo. Depois de 4 meses a contar da data da rescisão você perde o seguro desemprego, sem contar que o seu FGTS fica retido e você não pode se apossar dele. Procure o lugar aonde a empresa marcou a homologação e peça explicações do porque da demora.

Até mais...

Alineba disse...

Boa tarde, tenho uma duvida, primeiro q fui demitida no mesmo dia que voltei de licença maternidade, um ano e sete meses na empresa, recebi a rescição mas não sei se está certo! Hj esta fazendo um mes q fui demitida, e ainda nao marcaram a homologação, q tbm é em outra cidade! Pra assinar a dispensa tive q arcar com a dispesa da viagem e agora pra ir a homologação tbm! Minha carteira já esta dado baixa e com data de hj, sendo q me desliguei a um mes atras? Esta tdo muito confuso!
Aguardo resposta pois cada um fala uma coisa!!!

Unknown disse...

Bom dia Alineba.

Devido a maternidade, você tem estabilidade até cinco meses depois do parto, por isso a empresa deu baixa na sua carteira agora. Nos papéis da rescisão de contrato, a empresa mandou você embora somente agora, não um mês atrás, entendeu? Quem paga a despesa da homologação de contrato se houver é a empresa. O funcionário não pode arcar com gastos se a empresa marcar a homologação do contrato fora da cidade em que o empregado trabalhou.

Convido a você, a se cadastrar com seu email para receber as mais recentes notícias trabalhistas.

Até mais e fique com Deus...

Unknown disse...

bom dia fiquei numa empresa do dia 16/02/2011 a 09/07/2012, pedi demissao no dia 02/07/2012 ai chegou um aviso p mim cm a ultimo dia trabalhado 09/07/2012 e que eu estava liberado do aviso e meu acerto seria depositado em ate 10 dias assinei mas nada foi depositado ai dia 06/08/2012 chegou outro aviso falando q o aviso era trabalhado e q se iniciava no dia 07/07 e encerrava no dia 08/08, dia 09/08 eles depositaram em minha conta o acerto e dia 11/08 minha carteira dada baixa, ainda n marcaram a data para recisao no sindicato é assim msm q funciona? a empresa num teria que ter me pagado uma multa pelo atraso ja q o ultimo dia trabalhado foi 09/07 e so recebi 09/08, meu salario era r$ 1106,00 qual é o valor q tinha de acerto, ah eu num tinha ferias vencidas e eu q pedi demissao

Unknown disse...

Boa tarde.

Para lhe dar uma resposta correta, teria que ver os documentos que você assinou respectivamente com as datas. Peço a você levar esses documentos ao sindicato e pedir uma explicação correta sobre o seu caso.

Convido a você, a se cadastrar com seu email para receber as mais recentes notícias trabalhistas.

Até mais e fique com Deus...

Unknown disse...

Bom dia , eu fui demitido sem justa causa , no dia 14/08 e fizeram meu pagamento da rescisão no dia 24/08 a minha homologação esta marcado para o dia 31/08 , só que na minha quitação me descontarão 2 més de vale transporte mais um més de vale alimentação sendo que o vale transporte e para o mês (teria que repassar este valor para o funcionário dispensado , na homologação eu posso recusar esta recisão de quitação..

Unknown disse...

Bom dia Bryan.

Você pode pedir para quem homologar sua rescisão, analisar e ver se está correto, senão estiver correto peça para o agente homologador fazer uma resalva na rescisão e depois você pode entrar na justiça contra a empresa. É importante sim você homologar a rescisão de contrato para você sacar o FGTS e o seguro desemprego.

Convido a você, a se cadastrar com seu email para receber as mais recentes notícias trabalhistas.

Até mais e fique com Deus...

DELEON KEMPS disse...

Deleon sai da empresa dia 03.08 me pagaram minha rescizão mais ja se passaram mais de 1 mes e não liberam meu fgts.fui no sindicato co a empresa e as cotas estavão erradas ai até hj nada de resolverem o que devo fazer?

bid-ed disse...

olá boa tarde fui demitida no mesmo dia que voltei de licença por motivos pisciquiatricos mesmo sendo acompanhado pelo meu médico, a empresa me demitiu no mesmo dia que retornei. fizeram o depósito da resisão. mas a homologação só foi marcada apóis 42 dias, cabe multa por atraso de marcação?

Vanapaty disse...

Prezado Eduardo Luis,

Li em algumas respostas anteriores que a homologação só cabe aos que tem contrato ativo de 12 meses para cima. Eu trabalhei 8 meses nesta última empresa e entrei de licença, ficando ausente por um ano e cinco meses. Sei que meu contrato ficou suspenso, mas o tempo parada conta como mais de 12 meses? Assinei ontem, dia 16/10 a carta de dispensa com aviso indenizado. Isso significa que eles tem 10 dias para me pagar a rescisão, independente da homologação? Fico-lhe grata, caso possa ajudar!

Unknown disse...

Boa noite Vania.

A empresa tem 10 dias para lhe pagar, e tem que haver homologação no sindicato.

Até mais...

Camilinha disse...

Bom dia!

Sai da empresa que trabalhava dia 15/02/2012 não era registrada e trabalhei por 3 anos.
Liguei varias vezes para fazer um acordo, e não obtive resposta.
Agora a empresa me flou que fara minha homologaçao, mas quer que eu va na advogada deles, para que ela entre com um processo contra eles, porem o outro advogado deles entrara com um acordo e vai fechar no valor que combinamos.
Isso é correto?

alanviana_18 disse...

ola fui admitido na empresa dia 27/08 e demitido dia 15/10 , sendo que não assinei contrato de experiencia nenhum, agora estão colocando na minha carteira a data inicial dia 1/09, ou seja eu estou perdendo minha multa dos 45 dias, ou seja estão agindo de ma fé para poder nao estar pagando a multa... como posso solucionar este problema????

Unknown disse...

Boa noite meu nome e Andreia fui admitida em 16/01/2012 e dispensada em 18/10/2012 com aviso indenizado eu vou ter que fazer a homologacao no sindicato? Obrigada

Unknown disse...

Prezado Eduardo,

Pedi demissão da empresa no dia 17/11/12. Fiz a carta de para pagar o aviso previo. Em quanto o empregador tem para marcar a homologação com todos o cálculos? A respeito de plano de saúde, o empregador pode cobrar integral para o empregado, sem ter pedido a carteira do plano de saúde, agindo de má fé?

Renato disse...

Boa Tarde, sou professor de escola pública, contratado por prazo determinado (1 ano) sob regime CLT, gostaria se possível, de esclarecer 3 questões:

1 - Comecei a trabalhar em fevereiro, porém somente agora estão chamando para assinar o contrato, que está com a data de fevereiro. O que faço?

2 - Existe legalmente o contratado CLT por prazo determinado? Já ouvi dizer que deveriam indenizar o funcionário. É verdade?

3 - Existe uma lei de 2008 que diz que o professor deve ter 1/3 de suas aulas para atividades extra-classe, logo o município se adequou (excessão em todo Brasil), o que daria um total de 36 aulas (24 em sala + 12 de atividades extra-sala). Anunciou meu salário por essa base (e recebemos por hora aula). Porém depois voltou atrás e reduziu a atividade extra-classe (de 12 para 5 atividades extra-classe, somando um total de 29 horas aulas trabalhadas) e consequentemente o salário!
A prefeitura está agindo corretamente? o que devo fazer?

Obrigado.
Renato.

portfoliodakg disse...

Qual a data devo colocar na carta de demissao?
Pretendo ficar na empresa até dia 28 de dezembro.

elaine cristina disse...

Boa tarde.


fui demitida no dia 25 de outubro de 2012, recebi dia 01 de novembro, só que até hoje não pediram minha carteira para dar baixa, e também não me chamaram para assinar nada, não sei o que eu faço, luguei na empresa ontem, ele me disseram que tem 10 dias úteis para fazer isso, estão corretos?

Allan Rodrigues disse...

Boa tarde

fui demetido dia 27/06

e ate agora ah empresa nao deu baixa na minha carteira nem pagou nada...liga para eles e eles mandão esperar que ta sem dinheiro... oque eu faço para homologar minha carteira e poder receber o seguro.. me sinto lesado tambem porque ja perdi um emprego porque eles não dão baixa na carteira..

grato

Roger disse...

Boa noite, a empresa nao renovou o contrato e demitiu todos os funcionarios sem justa causa, nos deram feria que ja estavam vencidas e disseram que assim que terminasse iriam dar o aviso previo ( ferias 3-9 à 2-10). No dia 3-10 fomos assinar o aviso previo que constava aviso previo trabalhado ( porem ficamos em casa), mas disseram que seria indenizado, na volta do aviso dia 3-11 diseeram que iriam depositar a rescisao em 10 dias, hj dia 14 ainda nada, nenhum valor. O papel da homologacao nao tem data confirmada, entao nao recebemos nada ainda. Acredito que por ser aviso indenizado (em casa) deveriam ter nos pago ate 13-10? E nao 13-11 correto? Por favor se puder nos dar uma orientacao obrigado.

Diogo disse...

Oi, boa noite. Trabalhei na empresa uns 8 meses e pedi demissão. No dia da demissão eles não quiseram dar baixa na carteira pois disseram que tenho que fazer o exame demissional primeiro. Isso é correto? Eu tenho direito de dar baixa na carteira antes do exame demissional? Existe algo que proíbe isso?

Anônimo disse...

Olá boa noite. Fui demitida sem justa causa com aviso indezado, em setembro. Estou com um processo trabalhista contra a empresa, entre outros motivos, por eles terem retido minha carteira de trabalho. Essa semana me ligaram para agendar minha homologação, isso depois de terem sido intimados sobre o meu processo! Minha duvida é: devo ir na homologação ou devo deixa que tudo seja feito em juizo? Não ir na homologação trara que consequencias para o meu processo? Obrigada.

Unknown disse...

Boa noite!

Temos um funcionário contratado por tempo determinado, 10 meses. Encerrando o contrato, após quanto tempo podemos recontrata-lo neste mesmo regime?
Obrigada
Cecília

Rômulo disse...

Boa noite! Acabei de ser demitido em uma emprsa, entrei na empresa dia 09/11/2011 e sai dia 01/11/2012 com o aviso previo indenizado. Eles me pagaram a recisão dentro do praso só que não homologaram no sindicato, homologaram por eles mesmo, só que quando fui dar entrada no seguro desemprego me falaram que eu tenho que homologar no sindicato porque o aviso conta como um mês. Fui na empresa falar com eles e eles falam que vão marca a homologação, mas nunca marcam e nisso já tem quase um mês e eu não consigo dar entrada no seguro. O que eu devo fazer? eu tenho alguma multa a receber pelo atraso da homologação mesmo eles ja tendo me pagado? Desde já, agradeço respostas.

Unknown disse...

Boa Tarde!Estou precisando muito de uma orientação: Fui chamada para trabalhar em uma empresa, passei por um treinamento de 3 dias em outra cidade (moro em Campos-RJ e me encaminharam para treinamento em Itaoca -Cachoeiro do Itapemirim - ES). Após esse treinamento fui questionada pela responsável do RH da empresa sobre algumas colocações caluniosas que funcionários da empresa alegaram que eu havia falado, inclusive alegaram que eu havia sido resistente ao treinamento, fato esse que não ocorreu. Esclareci todos os pontos colocados pela funcionária do RH, que me deu toda razão e disse que entraria em contato comigo no outro dia para que eu assumisse minha função na empresa. No outro dia ela não me ligou, tentei falar com ela e não atendeu ao telefone. Na manhã do dia seguinte a mesma me liga, se desculpando e, informando que a vaga havia sido “cancelada”. Eu já havia passado por exame admissional e entregue minha carteira de trabalho e todos os meus documentos no primeiro dia de treinamento. Isso foi no dia 16/10/2012 e até hoje não devolveram minha carteira e não assinaram a mesma e nem assinei nenhum contrato de trabalho. Eles querem me pagar por RPA um valor ridículo pelos 3 dias trabalhados, alegando que não podem assinar minha carteira pois os impostos já forma recolhidos através do RPA. Posso assinar o RPA e depois recorrer judicialmente sem perder meus direitos? Eu tenho como exigir minha carteira assinada por esses 3 dias? Quais os meus direitos e qual procedimento devo tomar? Eles assinando hoje minha carteira com a data retroativa qual data deverá ser levada em conta como data de baixa: dia 18/10/2012 que foi o último dia de treinamento ou dia 25/10/2012 que foi a data que fui informada do “cancelamento” da vaga, visto que não fui trabalhar seguindo orientações da própria empresa?

Unknown disse...

fui demitida da empresa no dia 06 de novembro, recebi a rescisao no dia 15 de novembro (achei o valor baixo) estao com minha carteira desde o dia 06, porem me disseram que a empresa tem ate 90 dias para fazer a homologaçao, e eu nao posso receber meu fgts ainda, esta correto isso?

Karla Baraldi disse...

Boa noite...
fui registrada por um sindicato e na minha rescisão o escritorio de contabilidade foi feito por outro sindicato... O que fazer nesse caso?

obrigada

Unknown disse...

fui manda embora sem justa causa no dia 14/09/2012 e ate aatual data11/12/2012 nao fiza homologaçao gostaria de saber meus direitos

Francisco disse...

Olá, Boa noite!
Gostaria de saber, se o funcionrio tá sujeito uma multa se não comparecer no dia do acerto combinado pela empresa?
- Eu tinha q está no meu sindicato as 10 hs da amanhã. para o acerto de conta..Por motivo pessoal, eu não pude comparecer ao horário combinado!

guimaraes.celio disse...

Ola! Recebi minha carta de demissão em 14/08/2012, Cumpri o aviso prévio de 51 dias, pois eu tinha 7 anos de empresa. O aviso acabou 03/10/2012, até agora, 21/12/2012, não marcaram minha homologação. Como devo proceder. Preciso dar entrada, urgente, no seguro desemprego.
At;.

Célio

Unknown disse...

antes de sair do meu antigo trabalho, conversei com meu chefe que estava querendo sair, ai fiquei mais um mês trabalhando , para poder treinar os novos funcionários, passou-se 45 dias, após a conversa, então no dia 06 de NOVEMBRO DE 2012 fiz a carta onde eu declarava que estava me desligando hoje é 26 de dezembro e ele nem deu baixa na minha carteira e também não me pagou, já conversei com ele, mas ele não decidiu me pagar...POR FAVOR COMO DEVO PROCEDER?>>OBRIGADO E UM GRANDE ABRAÇO!
...LINDEMBERG

jaqueline disse...

Não entendo muito sobre os meus direitos e gostaria de entender já que pedi as contas do meu emprego dia 19/12/12 e em pesquisas que fiz e depoimentos de amigos parece que estou descobrindo algo errado, Sou da CIPA, quando fui pedir minhas contas no dia 17/12/12 a gerente do restaurante me pediu para voltar dia 19/12/12, até então não desconfiei de nada, quando fui até lá no dia 19, a administrativa disse não estar conseguindo acessar o "sistema" me deu um pequeno papel de DEMISSÃO onde assinei e fiquei com a cópia ela me disse que era só aquilo,então porque não fazer no dia 17/12 quando fui pedir minha demissão? porque não pedir minha carteira de trabalho para darem baixa? o meu papel da rescisão?do exame médico? estou com um certo receio sobre tudo isso, estou "achando" que elas estão me dando faltas e depois me darão uma justa causa(não sei porque!)a administrativa disse apenas que meu exame médico ficará para o dia 04/01/13, e apenas isso, elas não conseguem me esclarecer nada.quais são os direitos que eu tenho quanto a tudo isso? se puder ajudar agradeço muito. Obrigada.

Unknown disse...

Olá , fui admitida em 06/02/12 e me notificarão da demissão sem justa causa com aviso indenizado em 08/01/13 . Nesse caso, é necessário homologar no sindicato ou apenas assinar na empresa as verbas rescisórias ? O aviso conta para o tempo de trabalho ? E qual é o prazo limite para que a empresa efetue meu pagamento ? Pois não irão fazer a homologação , hoje é dia 17 e até agora não me pagaram e nem depositaram a multa do fgts , como devo proceder ? Obrigada Priscila

Unknown disse...

boa tarde gostaria de uma informação trabalhei na prefeitura de avare sp regime contrato clt.contrato de um ano fui desligado da empresa no dia 01.02.13 quantos dias eles tem para me paga a recisão do contrato e o fgts.so que a firma nao me deu aviso previo trabalhei ate 31.01.13.minha carteira foi recolhida uma semana antes conta apartir do do dia 01.02.13. funcionarios clt prefeitura tem direito de recebe seguro desemprego.obrigado

Unknown disse...

boa tarde gostaria de uma informação trabalhei na prefeitura de avare sp regime contrato clt.contrato de um ano fui desligado da empresa no dia 01.02.13 quantos dias eles tem para me paga a recisão do contrato e o fgts.so que a firma nao me deu aviso previo trabalhei ate 31.01.13.minha carteira foi recolhida uma semana antes conta apartir do do dia 01.02.13. funcionarios clt prefeitura tem direito de recebe seguro desemprego.obrigado

taty disse...

boa noite me chamo tatiane e trabalho em uma empresa há um ano e meu supervisor agora que me transferir de setor mas eu sou portadora de deficiencia fisica tenho uma certa deficuldade de me deslocar uso um par de muletas e no local em que estou atualmente não tenho dificuldades para chegar e trabalhar mas se ele me transferir vou ter que pegar condução gostaria de saber se eu posso me recusar em ir até porque eu não tenho nem um atrito aparente comigo e nem as minhas colegas de trabalho eu posso me recusar me ajudem por favor

André Fontana disse...

Olá, fui demitido no último dia 14/02.
Posso dar baixa na minha carteira antes da homologação?
Desde já agradeço.

Unknown disse...

Boa Noite, meu nome é Flavio, moro no Rio de Janeiro e gostaria de tirar uma dúvida, fui demitido no dia 29/11/2012 e cumpri aviso prévio até o dia 22/12/2012, hoje é dia 23/02/2013 e minha homologação nem marcada foi, ainda não sei a data, não fui avisado de nada e toda semana ligo para empresa e para o contador para saber e recebo sempre a mesma resposta de que estão fazendo o possível para marcar, minha carteira não foi dada baixa, não depositaram os 40% do fundo de garantia na caixa (vejo extrato online toda semana) e não fiz ainda o exame demissional, estou sem dinheiro e passando necessidades, o que eu posso fazer nesse caso??? se eu procurar um advogado minha causa é ganha??? Obrigado

Unknown disse...

Bom dia, eu pedi demissão de uma empresa em 04/12/2012 e eles marcaram para fazer a homologação 23/01. Porem , não pude ir devido ao treinamento mas eles ja deram baixa na minha carteira e pagaram minha rescisão. Mesmo quando pedimos demissão é necessário fazer a homologação? Já que perdi a data é possivel fazer depois mesmo passando tanto tempo?

Unknown disse...

Ola, pedi conta de onde trabalhava por 15 meses. Fui informada pela empresa q nao iria receber nada pois ja tinha tirado ferias e iriam me chamar para fazer a homologação e ja vai fazer mais de 1ano e nada...o que posso fazer se a empresa nao quiser fazer a homologaçao? Consigo sacar o fgts sem ter feito homologaçao?

Rock n' Roller disse...

Boa noite Eduardo!
Pedi demissão dia 5 de Dezembro, e a data da homologação foi marcada pro dia 31/01, ou seja 26 dias depois que terminou o aviso prévio, mas a homologação foi marcada pra eu fazer em um sindicato diferente e em outra cidade, entrei em contato com o meu advogado e ele disse que isso estava errado e eu não sou obrigada a fazer a homologação no sindicato do qual eu não pertenço, acontece que até a presente data eu não estou em posse da minha carteira de trabalho e estou impossibilitada de trabalhar, pois eu entrei em contato com a empresa explicando tudo e ela não me retornou resposta. Queria te pedir uma orientação à respeito disto.

Unknown disse...

Olá
Trabalhei em uma empresa do dia 09/02/2012 a 07/03/2013 trabalhando o aviso previo
Eles disseram que vão fazer o acerto dia 08/03/2013 mas nao me disseram o que vai ser acertado.
Nao tirei ferias
E minha homologacao disseram que foi marcada pro dia 23/04 somente demora tudo isso mesmo?
O que eles tem que me pagar no dia 08/03?
Obrigada

Unknown disse...

Bom dia

fui demitida do antigo emprego e antes de homologar consegui outro e preciso assinar a carteira o mais rápido possível. gostaria de saber se a empresa dando baixa na minha carteira e me entregando eu posso assinar a carteira no novo emprego e depois homologo,pois a empresa nao conseguiu agendar a homologação a tempo e a nova empresa precisa assinar logo.

Agradeço se poder me ajudar!

Unknown disse...

Boa tarde, meu nome e Ramon, estou saindo da empresa e devolvi os 40% pra els, meu aviso previo ocorreu na data (22/01 á 22/02)recebi minhas recisorias, mas foi depositado no dia 27/02 esta c orreto, não teria que ser pago no dia 25/02? Marcaram meu exame para o dia 19/03 e minha homologação para o dia 24/04, tudo isto esta correto, pois acho o prazo muito lon go, estou me achando lesado pois não consegui ainda dar entrada no FGTS e nem no Seguro desemprego...Espero que possa tirar minhas duvidas.

vania disse...

Boa tarde! tenho a seguinte dúvida. Fui demitida durante o período de experiência. Terminava dia 03/12/12 segunda, e fui demitida 29/11/2012. Tratou-se de demissão em massa devido a problemas financeiros da empresa. Contudo, fizeram o depósito de um valor em minha conta, mas até hoje não deram baixa na carteira e nem fiz homologação. Já tem 4 meses que aguardo. Nesse caso cabe multa? Tenho amigos lá que entraram com ação. Isso é cabível?

Unknown disse...

boa tarde, pedi demissão dia 14.12.12 para entra em um novo emprego, depositaram meu acerto ja, porem marcaram a homologação num horario que eu estou trabalhando, ai avisei q so podia apos as 16:00hs. depois disso nao me marcaram nenhum horario mais, ja liguei mais nunca tem horario disponivel, ja faz 2 meses e ate agora nada. eu sou obrigado a aceitar o horario que eles dispoe? pois nao queria faltar na empresa por estar na experiencia ainda. obrigado.

Unknown disse...

bom dia ,em caso de demissao posso deixar que eles dao baixa na carteira sem ter acertado o valor recisorio

Unknown disse...

boa tarde
assinei meu aviso dia 25/01 e recebi minhas verbas dia 26/02 porem ate a data de hoje 29/03 não foi depositado a multa do fgts e nem me entregaram as folhas para dar entrada no seguro desemprego, tambem não recolherão meu inss e 9 meses de fgts,e eu tinha mais de 2 anos de serviço, oque eu faço nesses casos?

vanessa cavassini disse...

Boa tarde!
pedi a conta na empresa em que trabalhava e meu patrão aceitou fazer o acordo comigo,me mandou embora e devolvi os 40% da multa,fomos no sindicato dos trabalhadores,assinei os papéis para sacar meu FGTS e dar entrada no seguro,mas ocorreu um fato que achei muito estranho,meu patrão pediu para eu assinar um outro papel no qual eu pedia a conta,ele disse que era só para arquivar.Isso pode me prejudicar?eu vou receber o FGTS e o seguro desemprego?

Unknown disse...

boa tarde queria tirar uma duvida fui contratado por uma empresa dia 24/01/2011 e fui demitido dia 02/04/2013 fui informado que sera feito deposito das verbas em 10 dias.Porem me disseram que a homologaçao tera de ser feita no ministerio do trabalho , pois como ja tenho mais de 2 anos tem de ser feito pelo MP.Agora queria saber a empresa faz o agendamento e me comunica?e qual prazo tempra fazer isso visto que so poderia sacar o fgts e dar entrada no seguro desemprego apos a homologaçao?

Unknown disse...

boa tarde queria tirar uma duvida fui contratado por uma empresa dia 24/01/2011 e fui demitido dia 02/04/2013 fui informado que sera feito deposito das verbas em 10 dias.Porem me disseram que a homologaçao tera de ser feita no ministerio do trabalho , pois como ja tenho mais de 2 anos tem de ser feito pelo MP.Agora queria saber a empresa faz o agendamento e me comunica?e qual prazo tem pra fazer isso visto que so poderia sacar o fgts e dar entrada no seguro desemprego apos a homologaçao?

Unknown disse...

Boa tarde,

Acabo de ser dispensada da minha empresa a onde fui CLT por 2 anos e 7 meses, sem justa causa, o aviso prévio foi indenizado, e como o nosso dicidio é em maio, eles depositaram o valor da multa, mas fizeram com que eu deixasse um cheque no valor dos 40% do FGTS, multa por dispensar em tempo de dissidio e o aviso prévio indenizado, um total +/- 4.600,00 reais. Como posso fazer para ter este dinheiro de novo, posso falar no dia da homologação o que ocorreu..dai eles teram que devolver o meu dinheiro ou não..

Jonathan disse...

È necessário aguardar a homologação para dar baixar na CTPS (carteira de trabalho)e devolve-lá ao funcionário?

Pedi conta da empresa que trabalho há 03 anos, porque estou com outra oportunidade de emprego. Me falaram no RH da empresa que tenho que esperar sair a homologação, que é feita no Sindicato, para assim a empresa me devolver a carteira com baixa, isso procede?
Acontece se eles demorarem muito para dar baixa vou perder o outro emprego, a empresa pode dar baixa mesmo sem ter feito a homologação e assim devolver minha carteira pra eu levar para a outra empresa assinar?
Reter minha carteira sabendo que preciso dela pra ir pra outro emprego, é crime?
Grato!!!!

Jonathan disse...

Pedi conta da empresa dia 12/04/13, trabalho lá 03 anos, estou com outra oportunidade de emprego. Me falaram no RH da empresa que tenho que esperar sair a homologação, que é feita no Sindicato, para assim a empresa me devolver a carteira com baixa, isso procede?
Acontece se eles demorarem muito para dar baixa vou perder o outro emprego, a empresa pode dar baixa mesmo sem ter feito a homologação e assim devolver minha carteira pra eu levar para a outra empresa assinar?
É crime a empresa reter a minha carteira no caso até 48 hrs, onde posso reclamar?

Unknown disse...

Boa tarde,

Sai da empresa a qual trabalhava dia 31/03, e dez dias depois o dinheiro da minha rescisão foi depositado (10/04), desde antes deste dia pra cá, tento entrar em contato com o RH da empresa para saber quando que seria minha homologação, pois, somente depois dela que consigo sacar o FGTS,e eles me tratavam igual um lixo, pois não retornavam minhas ligações e nem meus e-mails. Finalmente, hoje consegui falar com um rapaz do RH e a minha homologação somente foi marcada pro dia 03/06 (mais de dois meses depois que sai da empresa). A empresa tem até quantos dias pra marcar a minha homologação, estou me sentindo muito lesada, pois ao sair da empresa, não tendo mais meu salário mensal, tenho que pagar minhas contas mensais. Diante disso, eu gostaria de saber quanto tempo a empresa tem para homologar minha carteira e o que eu posso fazer nestes casos.

Obrigada!

Gismagno dos santos disse...

A empresa mim demitiu com 11 meses e 23 três dias,,,,,,, a duvida o acerto cera no sindicato ou não??

profanus disse...

Wagner Luiz
Ola boa tarde.....

No dia 5 de abril a empresa comunicou a todos os funcionarios q fecharia as portas, porem atehj dia 21 de abril nao deu baixa nas carteiras e nem marcou homologaçao dos funcionarios com mais de um ano na empresa .
Gostaria de saber o que posso fazer a respeito disso pois nao estou conseguindo honrar meus compromissos devido a esse transtorno e pra completar eles ja estavam com a minha carteira de trabalho dois meses antes do comunicado do fechamento da empresa(tenho 6 meses na empresa)

Por favor preciso de ajuda

Unknown disse...

BOA TARDE,FUI DISPENSADO NO DIA 10/04/2013,JÁ COM O AVISO PRÉVIO CUMPRIDO.MAS A EMPRESA,DEPOSITOU AS MINHAS VERBAS RESCISORIAS,MAS NÃO ME PAGOU CORRETAMENTE,E COMO SEI QUE A EMPRESA TEM UM PRAZO DE ATÉ 120 DIAS PARA FAZER A HOMOLOGAÇÃO,GOSTARIA DE SABER SE TENHO O DIREITO DE PROCURAR O MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO,POIS SÓ COM O QUE EU RECEBI NÃO CONSEGUIREI MANTER A MINHA FAMÍLIA,E ESPOR AS MINHAS DIFICULDADES FINANCEIRAS,POIS TENHO FAMÍLIA E PAGO ALUGUEL E MINHA ESPOSA TB SE ENCONTRA DESEMPREGADA.POIS FIQUEI SABENDO SE EU FOR ATÉ O MINISTERIO DO TRABALHO,E ESPOR AS MINHAS DIFICULDADES FINANCEIRAS ELES ACELERAM O PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO.DESDE JÁ MUITO OBRIGADA...

Unknown disse...

boa noite, a empresa tentou por duas vezes me mandar embora na primeira tinha uma cirurgia marcada e ela nao obteve exito, mesmo ela querendo que assinasse a demisao, e fazendo o deposito das verbas tive que ser renquadrado no quadro de funcionarios, pois me machuquei la, agora retornei ela me mandou embora novamente e ainda não me pagou nada alegando que eu estava devendo a ela pois fiz duas cirurgias pelo convenoi a qual a empresa oferecia e descontava ate 60reais de cada funcionario que usasse. pergunto. se o convenoi é um beneficio como pode a empresar querer descontar todo o valor da cirurgia de mim, ainda nas verbas recissorias, uma vez que as verbas contratuais nao sao pra descontar isso, pode acontecer fico grato se puder me responder, pois o sindicato nao aceitou a homologação e a empresa tbm nao quer ir no ministerio publico fazer o acerto, eu estou encostado novamente pelo inss pois estou com cancer como fica essa situação

Unknown disse...

fui demitido no dia 9/04/2013 não cumpri o aviso prévio e antes dos 10 dias a empresa depositou um dinheiro na minha conta..q acredito ser do aviso das ferias etc...mas ainda a empresa não fez a homologação...quanto tempo a empresa tem pra fazer a homologação? pois sem a mesma não posso dar entrada no seguro desemprego...obrigado

Ragnarok Cloud disse...

BOA TARDE!

PEDI AS CONTAS, MAS AINDA NAO FUI NA HOMOLOGAÇÃO,POSSO ESTAR INDA DEPOIS DE 1 MES.

DEMISSÃO 19/03
HJ 04/05

OBRIGADO ESPERO A RESPOSTA

carlos disse...

fui demitido por justa causa em 01 de março de 2013 recebi a verba rescisoria e somente em 29/04/2013 marcada a homologaçao no ministerio do trabalho. Não foi homologado pois a empresa nao levou docts e nem marcou exame demissional . Para entrar com açao na justiça do trabalho para reverter a causa o que preciso fazer? Como devo proceder?

Unknown disse...

Boa tarde!
Trabalhei apenas 3 dias em uma empresa e consegui uma melhor oportunidade de trabalho gostaria de saber se eu tenho que fazer homologação para eles darem baixa na minha carteira?

Unknown disse...

Boa tarde, fui demitida sem justa causa em 30/04/2013 recebi as verbas recisórias em 10/05/2013 não sei se foi depositado junto o valor da multa do FGTS, hj fiz o exame demissional e entreguei a carteira para dar baixa, quanto tempo ainda pode demorar para ser feita a homologação e a liberação do FGTS? me disseram que eles tem até 120 dias para fazer isso está certo? agradeço e aguardo uma resposta. M.

Unknown disse...

Boa Tarde,
Trabalho a uma semana no RH de uma empresa, e estou sozinha e tenho algumas duvidas.
1)Quais papeis eu devo separar para a homologação de um funcionario com mais de um ano? Depois de separado eu mando pro escritorio para ser levado para o dia marcado da homologação?

2) Quando se manda embora quais os direitos do funcionario?

3) e se a empresa manda embora, quais os direitos que ele tem pra receber?

4) Se eu der ferias pro funcionario e assim q ele voltar eu demiti-lo o quais os direitos dele de receber?

5) Quem está cumrpindo aviso previo continue tendo tdos os direitos, com v.T , V.A , cesta basica etc??

Aguardo a resposta
Obrigada
Carol

Unknown disse...

Boa tarde,

Trabalhei por 2 anos e 3 meses em uma empresa. Pedi demissão, eles depositaram na minha conta a rescisão, mas nunca fui chamada para dar baixa na carteira.
Já estou em outro emprego há 7 meses.
Minhas dúvidas:
a) Eu sou prejudicada de alguma forma por não ter a rescisão registrada na carteira?
b) A minha empresa atual, que já assinou minha carteira, é prejudicada de alguma forma por isso?
c) Eu ganho alguma coisa se entrar na justiça contra meu antigo empregador (mesmo ele tendo pago a rescisão)?

Obrigada.

Vanessa disse...

Fui demitida de uma empresa com 1 mes de trabalho,em set de 2008,depois disso nunca mais trabalhei ao completar 3 anos sem assinar carteira,fui tentar tirar meus fgts de empresas anteriores e descobri que a ultima empresa,fez o deposito mais não informou meu afastamento(codigo de afastamento),ou seja não consigo tirar meus fgts,e a empresa faliu e desapareceu,como posso proceder?

Kira Artes disse...

Boa tarde!

Fui despensado do meu serviço no dia 03/05/2013...Recebi meu aviso prévio certinho...
Porém a empresa não marcou a homologação ainda.. Há um prazo para ser feito a homologação? Pois não consegui sacar o FGTS e nem dar entrada no seguro desemprego ainda...
Muito obrigado!

ana disse...

Me chamo ana e fui demitida sem justa causa, e no meu exame demissional o medico nao deu apta nem inapta,e me solicitou mais exames, neste meio termo a empresa tem que efetuar pagamento, estou ativa ou nao? Possuo a sindrome do tunel do carpo , com cat por parte do sindicato. Como proceder neste caso, minha homologação foi ontem e eu nao obtive resultado dos meus exames ainda.

Unknown disse...

Vagner Oliveira

Boa noite, sinceramente eu não sei se isso ja pode ser considerado um problema mas vamos lá.
Trabalhei CLT por cerca de 9 meses, fui mandado embora no dia 17 deste mês, como determina a lei fui indenizado e recebi os valores da empresa dentre o período de 10 corridos. Porém, antes de receber utilizei sites que efetuam esses cálculos de rescisão, mas quando fui comparar com o valor que realmente recebi, reparei que pelos cálculos efetuados na internet eu teria de receber cerca de R$ 600,00, 700,00 a mais do que o pago pela empresa. Como vou fazer a homologação ainda, não sei se fui enrolado. A quem devo recorrer como pessoa física para me orientar nestes cálculos. Espero que entenda o post e que possa me ajudar, desde já grato.

Carlos Augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Augusto disse...

Boa noite, Trabalhei em uma empresa por 6 meses e 10 dias, porém nesse período tive um ACIDENTE DE TRABALHO e me afastei por 12 dias, fiz a "CAT" e 33 dias após o acidente fui demitido por perseguição da gerente. A empresa fez a homologação pagou o que ela achava que me devia e não pediu pra eu fazer o "EXAME DEMISSIONAL".
O que eu devo fazer neste caso?

Desde já muito grato pela sua atenção.

Unknown disse...

trabalhei ate o dia 29 de maio ,e vou fazer o exame demissional somente dia 03 de junho ,os 10 dias uteis contam apartir do dia 29 ou apartir do dia 03 .... desde ja obrigada

Unknown disse...

Pedi demissão após 06 meses, pois recebi uma proposta melhor.
Fui demitida após 02 meses, por corte de funcionários.

Tenho direito ao seguro?

Unknown disse...

Eduardo,

boa tarde

Fui demitido dia 02/05 mais eu tinha estabilidade até agosto pois eu era da Cipa mais me indenizaram,pois como eu era da cipa minha homologação teria que abrir um processo para ser feita a frente do juiz e com isso fico impossibilitado de sacar meu FGTS e dar entrada no seguro e isso pode demorar ainda,hoje dia 05/06/2013 fui na empresa e me deram a chave para mim tentar junto a caixa pelo menos sacar meu FGTS,isso é possivél?

Anônimo disse...

Boa noite meu nome e robson. Sou motorista. Fui demitido sem justa causa Trabalhei na firma 4 ano e meio sai dia 24 05 2013 no dia 04 06. Fis o exame demissional e no dia 05 05 2013. Marcarao a. Homologacao. Deu 4.600 total eles descomtarao da minha rescisao 2.500. Falarao que foi adiantamento de salario. Eu nao aceitei. Liquei pra firma. E per guntei. Pelos discontos. Eles falaram q ue vai marcar com amesma rescisao que ia me dar a diferensa no dia que marcar .so vai me dar o dinheiro depois que eu assinar isso e correto. Fico grato des de ja.

Unknown disse...

Boa noite...
tem 03 meses que trabalho em uma empresa com carteira assinada. Pedirei demissão, gostaria de saber quando tempo demora para ser dada baixa na minha carteira? Tem possibilidade de ser no mesmo dia? Preciso fazer algum ofício de aviso prévio?

Unknown disse...

Bom dia!

Cumprir aviso prévio até o dia 31/05, a empresa marcou meu exame demissional para dia 03/06, levei exame dia 04/06 onde me informaram que entrariam em contato comigo no final da semana passada,porem hoje é dia 12/06 e até o momento não me retornaram. Minha CTPS ainda está com a empresa. Acrescento que irei me mudar para o interior e eles estão cientes, e por conta desta demora tive que adiar minha mudança que está me prejudicando.

Neste caso como proceder?

Unknown disse...

Boa Tarde!
Minha homologação está marcada para o dia de amanhã, a empresa me pediu para eu entregar minha CTPS hoje para dar baixa, sendo que estou com minha filha doente e queria saber se posso entregar a carteira amanhã na homologação ou sou obrigada a entregar hoje?

Unknown disse...

fui demitido sem justa causa em janeiro de 2013 e estamos em junho e o prazo dos 120 dias parar a homologação, perdi meu aux desemprego, posso entrar com uma ação por danos morais já que não arrumei emprego ainda estou vivendo de bicos e tenho contas e tenho ordem judiciaria para pagamento de pensão alimentícia! estou sendo lesado?

Unknown disse...

Trabalhei por 1 e 7 meses em uma empresa onde a sede ficava em outra cidade, quando foi contratado todo processo admissional foi feito na minha cidade, agora para assinar a rescisão estão exigindo minha presença na cidade da sede para assinar os documentos com o sindicato. Não posso homologar no MTE da minha cidade? Sou obrigado a me deslocar para outra cidade?

Serginho disse...

Olá, eu dei entrada na segunda via da CTPS no dia 27/06 e me deram um prazo de 30 dias para retirada da mesma. A empresa pode me contratar sem eu estar de posse da carteira?

Unknown disse...

Olá Eduardo Luis, meu nome é Daiane e eu tenho uma duvida.
Dia 06/07/2013 completa um mês que fui dispensada dos meus serviços e até agora não agendaram minha homologação, eu preciso viajar e estou com receio, si eles marcarem minha homologação no período que eu estiver viajando e eu não puder comparecer o que acontece?

Unknown disse...

Boa noite!Fui demitida sem justa causa no dia 04/06 minha recisão foi depósitada após 10 dias, até aí tudo bem, mas minha homologação ainda não foi marcada hoje já é 01 de julho.Isso pode me prejudicar e alguma forma? queria tirar essa dúvida...

Obrigada...

vanderlei163@gmail.com disse...

Ola, fi demitido dia 03 de junho de 2013! Hoje dia 01/07/2013 só falaram que depositaram a rescisão mas não assinei nada de rescisão nem deram baixa na minha carteira, tinha 8 meses de trabalho registrado o que devo fazer ? sem Fundo de garantia liguei mais de 10 vezes só dizem pra esperar que não chegou a documentação, chamo a policia , sindicato ou aciono a justiça?

Unknown disse...

boa noite, sai da empresa no dia 30/04/2013 até agora não foi dado baixa na minha carteira e estou precisando porque comecei trabalhar na prefeitura no dia 02/05/2013 sendo regime estaturario mais precisando da carteira pra contagem de tempo de serviço, a empresa pode dar baixa na carteira antes da homologação e da recisão, obrigado .marcelo

Unknown disse...

Boa tarde sai de uma empresa dia 03/06/2013 a empresa pagou a rescisão 10 dais depois ,mas a homologação ainda não foi feita até hoje 08/07/2013 a empresa pode fazer isso estou me sentindo lesado e preso a empresa. por favor me de uma extrusão

LEANDRO REIS disse...

Boa noite.

Fui demitido no dia 05/07/2013.
Recebi minha rescisão no prazo. O que esta acontecendo é que ainda não recebi minha carteira e nem noticia da minha Homologação. Além disso eles descontaram minha alimentação e meu transporte da rescisão, sendo que quando entrei fiquei um mes e meio sem os beneficios acima citados. Outro ponto importante é que o RH da empresa fica em São Paulo, logo a carteira foi pra la e tb tem que vim de la o contrato. Preciso de ajuda. Não sei o que fazer.

Anônimo disse...

Bom dia! Fui demitida sem justa causa. Recebi minha recisão mas até hj não marcaram minha homologação. Ligo pra lá e eles pedem para q eu aguarde. Só que minhas contas, que já venceram, não aguardam. E sei q preciso da homologação para receber o fgts e dar entrada no seguro. Isso tudo já ocorre a mais de 1 mês da minha demissão. O que devo fazer? A empresa deve me pagar algo a mas pela demora? Se eu contrato um advogado para resolver perderia o seguro?? Aguardando a resposta pois já estou revoltada com a empresa rs
Desde já, obrigada!

Anônimo disse...

Trabalhei 9 meses numa transportadora como motorista, eles me demitiram sem justa causa no dia 17/06, dez dias depois eles depositaram o valor da minha rescisão. No dia 12/07 estava marcado para eu fazer a homologação na empresa, na qual compareci munido dos meus documentos para tal só que não foi feito, o gerente me disse: "pode deixar sua carteira para eu dar baixa, quando estiver pronto ou um parecer eu entro em contato com você". Desde então ninguém entrou em contato comigo, ninguém me da um parecer eu ligo lá ninguém sabe de nada, e o pior já perdi duas vagas de emprego, hoje dia 05/08 era para eu começar no trabalho novo mas, devido minha carteira estar retida fui dispensado. Estou me sentindo lesado. O que devo fazer? Quais os meus direitos? Minhas contas estão atrasando, não posso sacar meu FGTS e nem dar entrada no meu seguro- desemprego. Me ajudem por favor!

keka disse...

Boa tarde ! Fui desligado da empresa em a trabalhei no 11/05/13. Mas até. a data de hoje ainda nao marcaram minha homologação! Estou me sentindo prejudicado pois e estou parado a mais de 50 dias moro na casa da minha tia e preciso viajar pra casa dos meus pais... sem falar q a empresa me mandou cumprir o aviso em casa mas quanfo fui receber a recisao a mesma me falou q meu aviso foi trabalhado mas eu tinha faltafo o aviso. Isso é correto na parte da empresa fazer isso com o funcionario ?

Unknown disse...

Boa noite ! espero que possa me responder , bom trabalhei em uma empresa 2 ano de meio e fui despesadas sem justa causa e aviso indenizado , mas foi feito um acordo onde eu deveria devolver os 40 % do fgts mais o aviso indenizado que e o valor do salario real .Minha duvida estes valores tem que ser mostrado para o responsável do sindicato que esta sendo pago para o funcionário ???? ou pode simplesmente falar que e uma divida do mesmo ??? por que não estou querendo devolver mais estou em duvida se eles vão levar este dinheiro e eu devolvo depois .fico no aguardo de uma resposta

Unknown disse...

Boa tarde!
Trabalhei em uma empresa durante 1 ano e 1 mês,fui registrado em São Paulo e sempre trabalhei em Sp,fui demitido e a empresa tá querendo que eu vá fazer a homologação em Ribeirão preto, gostaria de saber se isso é certo.

Unknown disse...

Bom Dia!
Comecei a trabalhar em uma empresa no dia 1°/10/2011. Pedi demissão no dia 12/12/2012. Na minha carta eu mencionei que cumpriria aviso o qual foi indenizado. Porém ela deu baixa na minha carteira no dia 03/01/2013, a minha como ela alegou que não tinha o dinheiro todo pra me pagar, eu iria colocar na justiça mais depois desisti. Em março eu liguei pra ela e fizemos um acordo "de boca" por e mail dela então me pagar em 5 parcelas. E ela não marcou a minha Homologação até hoje. Que posição eu devo tomar mediante a toda essa situação ? Essa data da baixa na carteira está certa ?

Me ajudem... Desde já Obrigada!

Unknown disse...

Bom dia trabalhei em uma empresa entre 01/03/2011 a 27/07/2013 vou receber o aviso indenizado, porém mandaram eu assinar o aviso no dia 29 e já deram baixa na minha carteira com a data do dia 27/08/2013. Gostaria de saber se mesmo recebendo o aviso indenizado tenho que esperar vencer a data do aviso pra que eles façam a homologação e acertem tudo comigo. Até agora não acertaram nada e estou sendo muito prejudicado por causa disso, sem contar que a empresa tinha um ano que não depositava o FGTS, mas no sistema constava que eles tinham depositado.

Unknown disse...

Olá gostaria de saber quanto devo receber de rescisão, comecei a trabalhar dia 16/07/2012 e fui demitida dia 06/09/13, recebi 893,72, mas achei que o valor está errado, pois passei 5 meses em outra empresa e recebi 1400,00...
Desde já Grata

Unknown disse...

Trabalhei 1 ano e 9 meses em uma empresa, na hora de fazer a rescisão descobri que o me sindicato é o mesmo da minha empresa, sendo que minha categoria é totalmente diferente do ramo comercial(Sou Analista de Help Desk). O que devo fazer? Posso pedir para que a homologação seja feita diretamente no MT?
Pois acho que vai gerar conflito de interesses se for o mesmo Sindicato

henrique disse...

sai da empresa no dia 07 de dezembro de 2002,o dinheiro da rescisão foi depositado na caixa economica, mas por motivo de viagem não fis o saque, pergunto se tenho o direito de sacar esse valor depois de 11 anos q se passaram, ou já não tenho esse direito. se tenho ele será pago corrigido.o que eu faço?

Unknown disse...

Bom dia!

Fui transferido da Filial Recife para trabalhar na Filial BH, e próximo dia 30 estarei sendo demitido, e estarei com viagem marcada para recife dia 15/11/2013, caso a homologação não saia até essa data posso solicitar ao DP da minha empresa que marque minha homologação para recife?

Ats, josemario

Unknown disse...

Boa Tarde,
Fui dispensado dia 23/09/2013, depositaram meu acerto no prazo de 10 dias. realizei o exame demissional foi realizado dia 09/10, ja entreguei minha carteira de trabalho, estou aguardando a homologação, existe um prazo após a realização do exame demissional pra a homologação? pois sem a papelada e a carteira de trabalho não posso dar entrada para sacar o FGTS e nem para receber o seguro desemprego. Obrigado

Unknown disse...

Fui demitida de uma empresa pública, MGS, tinha cinco anos de trabalho. Recebi um telegrama da empresa me dispensando sem justa causa, a partir do dia 27/09/2013, recebi o valor referente a rescisão através de OP, mas até hoje não foi homologada a minha rescisão. Qual o prazo para a empresa efetuar a homologaçao. Tenho colegas que não conseguiram dar entrada no seguro desemprego por falta de um termo de posse que a empresa enrola para entregar.

Unknown disse...

Trabalhei somente 15 ias registrado , preciso ir na homologação ou ja posso ir direto pra dar baixa?

Unknown disse...

Boa tarde fui demitido da empresa sem justa causa trabalhei la por quase 2 anos so que agora eles marcaram o dia da homologação pra semana que vem e essa semana estou me mundando para outro estado queria saber se é possivel se homologar sozinho em outro estado?

Unknown disse...

Boa tarde se eu faltar no dia da homologação o que acontece?

Unknown disse...

Olá Boa Noite.
Eu fui demitida sem justa causa no dia 05 de agosto de 2013, a empresa em qual eu trabalhava está tendo problemas para me homologar. E disse q iria marcar agora para o dia 04 de dezembro, porém fiz as minhas contas e vi que faço 120 dias no dia 03 de dezembro. Sendo assim como poderei dá entrada no meu seguro desemprego?
Eu vou perder por culpa da empresa?
O que eu faço?
Preciso muito desse dinheiro pois já fui muito lesada por isso.
Me ajudem por favor!
Obrigada!

Unknown disse...

olá sai de uma empresa era vendedor ,trabalhei por mais de dois anos e assinei aviso indenizado agora n dia 19/11/2013 em praia grande ,meu gerente disse que sou obrigado a fazer a homologação em campinas onde se encontra o sindicato da empresa,sendo que em que praia grande ,são vicente e em santos também se encontra sindicatos varejistas ou comerciários!
A empresa pode me obrigar a ir para campinas fazer a homologação? para eu poder receber meu fgts e meu seguro desemprego?

dudu.adm disse...

Boa noite,fui demitido a dois meses e semana passada fui fazer minha homologação só que faltou um documento que o contador da empresa que eu trabalhava falou que deixou no escritorio. Só que era mentira, pois quando cheguei no escritorio esse papel nem tinha sido formulado, queria isso já faz uma semana, queria saber se posso entrar na justiça contra a empresa?

MUNDO BREGA & CHIC disse...

Boa tarde Eduardo, sai da empresa e tinha menos de um ano porem ja tem 2 meses e meio e a empresa nao entrou em contato para liberar minha documentação de seguro desemprego e FGTS, eles tem prazo para fazer isso? o que devo fazer se eles exederem o prazo? no caso do auxilio ele so começa a ser liberado quando eu der entrada ou conta da minha saida da empresa ate agora?

obrigado? Carla

pedro matos disse...

Fui mandado embora com todos os direitos . So que me deram o aviso indenizado do dia 02/12 so que trabalhei ate o dia 21/12 . Me deram o aviso dia 21 e no papel consta como se foi dia 02 . Tao querendo adiantar que eu fazo ? E marcaram minha homologação para o dia 16/01 . E recebi uma quantia abaixo do meu salário dia 30/12 . Eles sao obrigado a pagar 1 ou 2 multa pela demora da homologação ??

Unknown disse...

Boa tarde,

Acabo de sair da empresa. Trabalhava usando o cartão corporativo para custeio das despesas com locação de salas para reuniões. Na data do meu desligamento ficaram 03 boletos em abertos pertinentes as locações de salas para reunião da empresa. Estes boletos estão em meu CPF (ordem da empresa). Os boletos não foram pagos pois não havia dinheiro disponível para saque no cartão corporativo. Saberia me informar se eu tenho obrigação de pagar estes boletos ou a empresa é que tem pagar por eles? Agradeço antecipadamente a sua resposta.

Edgar disse...

Fui dispensado no dia 18-11-2013 recebi as verbas recisórias na data correta, porém somente hoje fui convocado para fazer a homologação, logo a mais de 30 dias estou esperando a papelada para poder retirar o meu FGTS e também entrar com o Seguro-Desemprego. Por causa do tempo acho que também fui lesado pela empresa, será que posso entrar na justiça alegando isso e receber a multa?

Unknown disse...

BOM DIA, PERDI MEU BEBE DIA 04 DE DEZEMBRO 2012 E O PATRÃO DO MEU ESPOSO APROVEITOU E DEU FERIAS A ELE, POREM SEM DOCUMENTAÇÃO ALGUMA E MUITO MENOS SALÁRIO DE FERIAS, QUANDO MEU MARIDO TENTOU VOLTAR AGORA EM JANEIRO ELE O MANDOU RETORNAR PARA CASA E IR A EMPRESA OUTRO DIA AGENDADO, POREM FUGIA SEMPRE QUE MEU MARIDO IA ATÉ LA, ENTÃO MEU MARIDO FOI MAIS CEDO QUE O MARCADO E CONSEGUIU FALAR COM O PATRÃO, HOJE DIA 17/01/2014 ELE FOI AVISADO DE QUE ESTARIA DEMITIDO, MAS O PATRAO O INFORMOU QUE NAO PODE PAGAR SEUS DIREITOS E PEDIU PRA ELE PEDIR ORIENTAÇÃO DE COMO PARCELAR, QUERO SABER COM VOCE SE ELE PODE FAZER ISSO E COMO MEU MARIDO PODE PROCEDER,JÁ QUE ESSA EMPRESA JA TEM VÁRIOS PROCESSOS TRABALHISTAS E TA QUERENDO FALIR...NOS AJUDE.

Unknown disse...

Bom dia,

Minha homologação foi feita no sindicato, porém recebi apenas os valores referente à rescisão (salário do mês, férias...) e a empresa não apresentou todos os documentos necessários para o acerto. Ou seja, não me entregaram a chave de acesso para sacar o FGTS, nem a CTPS. nem os demais documentos. O sindicato 'permitiu' que a empresa remarcasse a homologação assim que possível, mas já se passaram 12 dias, e eu preciso da minha carteira para admissão em outra empresa.

Preciso de instruções.

Grata

Unknown disse...

Olá! Eu trabalhei 1 ano e 3 meses numa empresa e então pedi demissão em Abril/2013. Até agora não recebi a verba rescisória, não fizeram minha homologação e, por meio de consulta no site da caixa, constatei que não depositam o FGTS desde Set/2013. Já tentei várias vezes conversar com a empresa para tentar resolver a situação, mas não fui atendida. O que posso fazer?

Unknown disse...

Olá! Eu trabalhei 1 ano e 3 meses numa empresa e então pedi demissão em Abril/2013. Até agora não recebi a verba rescisória, não fizeram minha homologação e, por meio de consulta no site da caixa, constatei que não depositam o FGTS desde Set/2013. Já tentei várias vezes conversar com a empresa para tentar resolver a situação, mas não fui atendida. O que posso fazer?

Unknown disse...

Boa tarde

Trabalhei 1 ano e 4 meses em uma empresa com carteira assinada. Sai dia 06/01 e só foi pago a rescisão. Liguei no sindicato e meu nome não esta na lista de homologação. Posso ter problemas se sacar meu fgts sem ter feito a homologação?

Delano Lima disse...

Bom dia!

Fui funcionário de uma empresa na qual minha CTPS foi assinada como Marinheiro, porém logo que comecei a trabalhar fui passado para outra função, Supervisor de Mergulho SCUBA, e como não é uma profissão registrada nunca fizeram minha mudança na CTPS. Acontece que trabalhando como Supervisor de Mergulho, uma das minhas atribuições era de fazer recarga de cilindros de mergulho em um ambiente com muito ruído, que é produzido pelo compressor (acredito que na faixa de 95dBA), porem nunca recebi o adicional de insalubridade ou EPI para minha proteção. Gostaria de saber se posso reclamar esse meu direito de receber o adicional na homologação pois tenho 5 anos na empresa e estou saindo da empresa por dispensa sem justa causa. Como devo proceder? O fato de não terem mudado minha função na CTPS me prejudica em alguma coisa? Por gentileza, peço orientação quanto ao que devo fazer. Obrigado! Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Unknown disse...

ola fui contratada por uma agencia pra trabalhar numa empresa de grande porte como temporaria por três meses completei esses três meses todo so que ja faz 2 meses que meu contrato acabou a agencia deu baixa na minha carteira mais não pagou minha rescisão o que devo fazer

Ian Peter disse...

Olá! ouvi dizer que a falta de homologação pode gerar problemas para o trabalhador em sua aposentadoria, até mesmo o impedindo de se aposentar. Gostaria de saber de esta informação é verdadeira. Obrigado!

sara disse...

boa noite.
fui demitida sem justa causa, cumpri o aviso previo de 01/12/2013 a 30/12/2013, recebi a recisão em 08/01/2014 e me ligaram para fazer a homologação hj 19/02/2014,quando cheguei la me disseram que o numero de serie da minha carteira de trabalho nao era a mesma que estava na caixa economica,gostaria de saber quem tem que resolver isto,pois a empresa me falou para ir no banco e o banco disse que a empresa e quem tem que resolver. o que faço?

Unknown disse...

Boa Tarde,

Pedi demissão do meu emprego a quase 1 ano atrás, o pagamento das verbas rescisórias só foram pagas 2 meses depois que eu sai. A homologação do contrato ainda não foi feita, e eu já cobrei muito da empresa, eles apenas pedem pra aguardar, é a mesma fraseologia do sindicato. Queria saber se tem como agilizar esse processo.

Poliane Isabele disse...

Boa Noite! Fui demitida sem justa causa me pagaram o aviso, no tempo indicado,mas até agora não fizeram a minha homologação, estou saindo de um outro trabalho este contratempo com a empresa anterior poderar gerar problemas na hora de dar entrada no seguro desemprego? já deram baixa na minha carteira, mas falta a homologação

Unknown disse...

Boa Tarde. Fui demitido sem justa causa dia 03/02, recebi o pagamento da recisão, só que ainda não foi realizada a homologação e nem feito o pagamento do fgts que tinha meses em atraso, gostaria de saber se a empresa pode fazer isso, e se posso processar a empresa por isso. Obrigado

Unknown disse...

Olá,estou com a seguinte duvida fui desligado dia 26 de janeiro com aviso previo indenizado, já foi pago a recisão em 10 dia correto, mas a homologação ainda não ocorreu a empresa q trabalhava nao diz nada a respeito da data de homologação, nem q esta tomando conta do caso.
Como devo recorrer?

É possivel fazer a homologação na justiça do trabalho?
Existe data maxima?

Att Emerson Souza

Anonimo disse...

fui mandada embora de uma empresa, só que pela demora de marcar minha homologação entrei em outra empresa e me registraram, porem fiquei uma semana e sai, porem minha homologação da outra empresa foi marcada para semana que vem, ai eu consigo sacar meu fgts ou ficará retido pq pedi as contas desse ultimo emprego?

Brisa no Caos - Lisméia Neves disse...

Bom dia!
Gostaria de esclarecer uma dúvida...
Meu filho de 19 anos estava empregado, mas faleceu e eu não encontro a carteira de trabalho dele, a homologação já está marcada no sindicato. Eu preciso da carteira ou só o atestado de óbito já é o suficiente??

Unknown disse...

Pedi demissão da empresa onde trabalhava, eles deram baixa na minha carteira no dia 25 de fevereiro tinha 10 dias corridos para para a rescisão Hoje já são 27 de fevereiro e até agora não vi minha rescisão o que fazer agora?

Unknown disse...

BOA NOITE! FIZ ACORDO NA MINHA EMPRESA COM AVISO PRÉVIO CUMPRIDO, PORÉM MEU ULTIMO DIA FOI DIA 28/03/14, MAIS AINDA NÃO DERAM BAIXA NA MINHA CARTEIRA E NEM ME PAGARAM NADA AINDA, O QUE DEVO FAZER? OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 225   Recentes› Mais recentes»
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares